banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Da Itaipu para o mundo: fim do contrato abre novos caminhos para os jovens do PIIT
  Data/Hora: 5.jun.2013 - 16h 34 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Para os jovens participantes do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT), a saída da Itaipu encerra uma fase, de aprendizado e amadurecimento profissional, e inicia outra. É hora de explorar o mundo de oportunidades.

 

Depois da festa de despedida, do abraço nos amigos e de encostar o cartão azul no relógio ponto pela última vez, os jovens participantes do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT) ainda têm mais uma etapa antes do “adeus”: fazer a rescisão de contrato no Ministério do Trabalho. É o momento decisivo. E agora, o que fazer? Que caminho seguir? O que fazer com o dinheirinho do FGTS?

Segundo o coordenador do PIIT, Marcos Antônio Castro de Araújo, o Marcão, da Divisão de Seleção e Acompanhamento de Recursos Humanos de Itaipu, o objetivo do Programa é justamente fazer com que essa transição da adolescência para as responsabilidades da vida adulta seja mais suave. Os jovens recebem informações, conselhos e são incentivados a ir atrás de seus objetivos desde cedo.

Em 25 anos de PIIT, o número de jovens que participaram do programa já ultrapassa 4.700. E, junto com eles, são beneficiadas também suas famílias – que, além da ajuda financeira, têm em casa garotos e garotas mais responsáveis e conscientes. Para Marcão, o PIIT é, acima de tudo, uma forma de passar valores e de preparar para o mercado de trabalho.

Um bom exemplo do sucesso do programa é o ex-PIIT Luiz Eduardo Barbosa. Na manhã de segunda-feira (3), ele e o pai estavam cedinho no Ministério para acertar a documentação. Agora, ele não é mais participante do PIIT. Sonhos não faltam: Luiz Eduardo está cursando o Técnico em Segurança do Trabalho no Senai e, no final do ano, já terá o diploma na mão.

Como trabalhava no Escritório Central, ele logo foi se apresentar ao pessoal da Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho. “Já enviei meu currículo e vou tentar estágio na Itaipu”, promete. O pai, Luiz Laudelino Barbosa, é só orgulho e sorrisos – sabe que o filho é responsável e vai longe. “A educação depende deles, mas a gente tem que incentivar sempre”, aconselha.

 

Agilidade

Quem organiza as rescisões de contrato dos PIITs é a Guarda Mirim, mas a documentação da Itaipu tem que estar bem organizada para que dê tudo certo. Por isso, é importante que os gerentes e supervisores mantenham o cartão-ponto em dia e encaminhem com as justificativas o quanto antes à Divisão de Seleção e Acompanhamento de Recursos Humanos, para processar os descontos, quando necessário.

“Nesse tipo de contrato, com período pré-estabelecido, as empresas têm apenas um dia útil para trazer toda a documentação e fazer todos os pagamentos ao jovem”, explica Gilberto Braga, gerente regional do trabalho e emprego em Foz do Iguaçu. Caso a documentação não esteja pronta, a empresa deve pagar multa de um salário ao empregado e um salário ao Ministério do Trabalho.

Na Itaipu, o Marcão está sempre de olho para que a documentação seja entregue de acordo – e para que os jovens possam “voar” sozinhos o quanto antes. Ou, no caso de Luiz Eduardo, guiar: com o dinheiro da rescisão, ele vai pagar as aulas da autoescola. “Vai ser uma ajuda e tanto, então nem penso em sair gastando”, disse.

 

O programa

O Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT), que já rendeu à Itaipu o título de Empresa Amiga da Criança, é aberto a jovens com idade entre 15 e 17 anos, de famílias de baixa renda e cursando ensino médio ou fundamental em escola pública.

Criada em 1988, a iniciativa oferece a oportunidade de ingresso ao mercado de trabalho nas cidades de Curitiba e Foz do Iguaçu, no Brasil; e Ciudad Del Este, Hernandarias e Presidente Franco, no Paraguai.

Em Curitiba, a Itaipu tem convênio com a Associação de Educação Familiar e Social do Paraná (Aefes/PR); em Foz do Iguaçu, com a Guarda Mirim. Ambas as entidades são referências na inserção de jovens no mercado de trabalho. Todos os anos, mais de 300 menores aprendizes passam por Itaipu encaminhados por estas instituições.

O programa se divide em três modalidades: Adolescente Aprendiz, Adolescente em Iniciação ao Trabalho e Jovem Jardineiro. Os jovens trabalham por até dois anos na Itaipu.

Eles recebem uma bolsa-auxílio mensal no valor de um salário mínimo vigente, seguro de vida, vale-transporte, vale-alimentação e assistência médica e odontológica. O expediente, com carga máxima de 4 horas diárias, é feito no contraturno escolar, para não prejudicar os estudos.

 

 

A Itaipu

 

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner violência se limite