banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
CAPACITAÇÃO: Itaipu mobiliza municípios da AMOP para nova etapa do Cidades Sustentáveis
  Data/Hora: 6.jun.2013 - 15h 53 - Categoria: Lindeiros  
 
 
clique para ampliar

No encontro do dia 27 de junho, os prefeitos e os técnicos das prefeituras receberão formação e capacitação técnica para que os 12 eixos sejam colocados em prática

 

Ciliany Perdoná/AI Conselho dos Lindeiros

Foto: Nilton Rolin

 

No dia 27 de junho, em Foz do Iguaçu, os 52 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) têm um novo encontro com o Programa Cidades Sustentáveis. Desta vez, os gestores municipais e os técnicos das prefeituras participarão do programa de formação e capacitação técnica nas áreas de políticas públicas.

 

O Guia GPS (Gestão Pública Sustentável), que será utilizado na capacitação, busca facilitar o processo de desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros ao fornecer diferentes ferramentas de gestão aos administradores públicos. De acordo com a coordenadora de mobilização do programa, Zuleica Goulart, as informações técnicas apresentam os 12 eixos do Programa Cidades Sustentáveis; o sistema de acompanhamento e controle de indicadores municipais; e vídeos com depoimento de especialistas.

 

Além da capacitação, cada município terá uma página no site www.cidadessustentaveis.org.br em que deverá apresentar seus indicadores de desempenho, relatórios de prestação de contas e divulgar as boas práticas. O monitoramento e a avaliação dos resultados serão feitos por meio do software georeferenciado dos municípios – incluindo os indicadores, o diagnóstico e o plano de metas – e deverá ser preenchido pelas prefeituras signatárias.

 

Zuleica ressaltou que a nova fase das atividades no Oeste do Paraná irá envolver os 17 municípios que assinaram a carta-compromisso em 2012 e os que ainda não assinaram. “A adesão pode ser feita a qualquer momento, inclusive no dia da capacitação”, informou.

 

Para o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, “o encontro do dia 27 é fundamental, uma vez que irá nortear o passo mais importante: dar ação ao compromisso de proporcionar qualidade de vida aos munícipes, incorporando de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural”.

 

Retrospectiva

Em breve retrospecto sobre as ações voltadas ao Programa Cidades Sustentáveis na região, Friedrich citou que a primeira mobilização aconteceu em novembro de 2011, durante o encontro anual do Programa Cultivando Água Boa (CAB). A próxima ação aconteceu em agosto de 2012, momento em que vários candidatos a prefeito e presidentes de partidos políticos assinaram a carta-compromisso. Em novembro do mesmo ano, o compromisso foi reassumido durante evento da AMOP e no encontro comemorativo aos 10 anos do CAB.

 

“O que o Instituto Ethos, a Rede Nossa São Paulo e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis estão propondo aos municípios é um desafio estimulante e possível de ser atingido. Temos, em nossa região, vários exemplos positivos, de cidades que estão fazendo a sua parte em busca do desenvolvimento sustentável. O que precisamos é seguir experiências bem sucedidas, implantar um modelo de gestão compartilhada e mostrar os resultados que serão refletidos no bem-estar de todos”.

 

Zuleica reafirmou a importante parceria de Itaipu, da AMOP e do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu neste processo de envolvimento e lançou o desafio. “Quem sabe poderemos ter na região Oeste do Paraná alguns vencedores do prêmio Cidades Sustentáveis”. O prêmio vai contemplar as cidades nas categorias pequena, média e grande, em cada um dos 12 eixos do programa.

 

Quem aderiu

O prefeito de Santa Helena e presidente do Conselho dos Lindeiros, Jucerlei Sotoriva é um dos signatários do programa. O Juce, como é conhecido, assinou a carta-compromisso no período em que era candidato a prefeito e reiterou o compromisso em novembro, após as eleições.

“O Programa Cidades Sustentáveis é um bem possível e necessário. Certamente, com o apoio de Itaipu e muito trabalho, vamos fazer as mudanças necessárias”.

 

 

(((foto)))

 

Foto – (carta)

Prefeitos e técnicos das prefeituras iniciarão no dia 27  uma nova etapa do Programa Cidades Sustentáveis

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Exposição
Banner Einstein
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Bassani