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Plano Nacional de Turismo será apresentado em Foz do Iguaçu
  Data/Hora: 12.jun.2013 - 15h 3 - Categoria: Foz do Iguaçu  
 
 
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Apresentação será feita durante a 8ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, de 12 a 14 de junho.

 

Publicado em 26 de abril deste ano, pelo Ministério do Turismo, o Plano Nacional de Turismo será apresentado ao trade do Brasil e da América Latina durante a 8ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu.

A apresentação será feita no dia 13 de junho, às 18h, na Sala Iguassu 1 do Rafain Palace Hotel & Convention Center.

O Plano Nacional global, que compreende o período entre 2013 a 2022, apresenta metas ousadas, mas reais, tendo por base o incremento na entrada de turistas estrangeiros no Brasil nos últimos anos.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, quando apresentou o plano, em Brasília, afirmou que a intenção do governo é que o Brasil saia da sexta para se tornar a terceira economia turística do planeta, ficando atrás apenas da China e Estados Unidos.

Segundo o ministro, para atingir essa meta, o turismo precisará crescer em média mais de 8% ao ano, taxa superior ao crescimento médio dessa atividade no mundo. É, também, muito maior que o crescimento do próprio Produto Interno Bruto do Brasil, que este ano deve ficar abaixo de 3%.

Para Vinicius Lummertz, secretário nacional de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo, o plano prevê aumento na qualidade e competitividade do turismo brasileiro, além de um aumento significativo em alguns números, como, por exemplo, o de turistas estrangeiros que chegam ao Brasil, viagens domésticas e turismo interno, inclusive no número de postos de trabalho no setor. 

“No Plano Nacional do Turismo está projetado um aumento no número de viagens domésticas, de 197 milhões pra 250 milhões; de entrada de turistas estrangeiros no Brasil para 8 milhões ao ano, e uma receita que deve superar os R$ 6.6 bilhões já contabilizados, pra R$ 10,8 bilhões”, destaca. 

O secretário aponta ainda uma inovação nessa gestão: o Plano Nacional do Turismo em Ação, contemplando uma Agenda Estratégica do Turismo Brasileiro que compreende 2013 a 2022.

Serão consideradas duas abordagens principais: a abordagem Temática, que considera os grandes temas, como os parques nacionais, o turismo de litoral, o turismo cultural, turismo de saúde, turismo esportivo, parques temáticos, dentre outros; e a abordagem transversal, que representa a estratégia de se compreender o turismo, e atuar sobre ele, a partir de uma visão integrada dos elos de sua cadeia produtiva. 

“Vale ressaltar que esta é uma abordagem voltada ao universo do turismo no País, com proposição de políticas públicas que possam impactar, positivamente, um elo especifico da cadeia ou mesmo vários de seus elos”, afirma o secretário.

 

A Itaipu

 

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 

 

 
 

 

 

 
 
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