banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Destino de eventos, ecoaventura e negócios: Festival de Turismo das Cataratas movimenta fronteira
  Data/Hora: 12.jun.2013 - 15h 7 - Categoria: Foz do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Voltada para a geração de negócios, a oitava edição do festival será aberta nesta quarta-feira (12), em Foz do Iguaçu, com a presença do secretário nacional de Políticas do Turismo, Vinicius Lummertz.

O secretário nacional de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo, Vinicius Lummertz, abre, nesta quarta-feira (12), às 20h, no Recanto Park Hotel, em Foz do Iguaçu, o 8° Festival de Turismo das Cataratas. O encontro prossegue até sexta-feira (14), no Hotel Rafain Palace & Convention Center. Lummertz representará o ministro Gastão Vieira, que está em viagem à Europa. O evento tem o apoio da Itaipu Binacional.

Com foco na geração de negócios para o setor, o Festival de Turismo das Cataratas é destinado para empresários do setor, como agentes de viagem, guias de turismo, bares, restaurantes e similares, operadores de turismo, hoteleiros, estudantes, pesquisadores e representantes governamentais. É também aberto à comunidade local.

O festival é aguardado com bastante expectativa. Segundo destino turístico mais visitado por estrangeiros (só perde para o Rio de Janeiro) e o quarto em eventos internacionais (atrás de São Paulo, Rio e Brasília), Foz do Iguaçu recebeu em 2012 mais de 1,5 milhão de visitantes no Parque Nacional do Iguaçu. O evento é, também, uma grande vitrine para o setor.

O evento inclui a Feira de Turismo e Negócios, estimada para aproximadamente 600 expositores; a Feira de Turismo de Compras, com cerca de 400m²; e, ainda, 400m² para expositores de Turismo e Viagens.

Para o superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, que também presidente o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu), "o festival é uma oportunidade estratégica de relacionamento do Destino Iguaçu com os canais de distribuição e os profissionais que movimentam a indústria do turismo. Nosso evento é um dos que mais atraem agentes de viagens e a rodada de negócios é uma das mais produtivas do setor".

 

Plano Nacional

Na quinta-feira (13), Vinicius Lummertz vai apresentar no festival o Plano Nacional de Turismo, publicado em 26 de abril deste ano, pelo Ministério do Turismo.

O Plano Nacional Global, que compreende o período entre 2013 a 2022, apresenta metas ousadas, mas reais, tendo por base o incremento na entrada de turistas estrangeiros no Brasil nos últimos anos.

 

Sebrae

Um dos eventos mais importantes do festival é o Encontro de Negócios Sebrae-PR. Além do Encontro de Negócios, que reunirá destinos turísticos e operadores, o Sebrae fará um seminário sobre eventos. Terá ainda estande para atender micro e pequenos empresários.

Este ano, o encontro permitirá que representantes de 11 destinos turísticos do Paraná mostrem seus atrativos a operadores de turismo.

Serão 20 minutos de exposição para cada destino turístico: Litoral do Paraná, Região Metropolitana de Curitiba, Curitiba, Campos Gerais, Terra dos Pinheirais (região de União da Vitória), Norte do Paraná, Noroeste do Paraná, Sudoeste do Paraná, Foz do Iguaçu e tríplice fronteira, Cascavel e Região Lindeira ao Lago de Itaipu.

As mesas do encontro serão formadas por operadores de turismo e representantes setoriais, além de um moderador do Sebrae/PR e de um representante da governança de turismo da região.

 

Micro e pequenas

O Sebrae-PR apoia o Festival de Turismo das Cataratas desde sua primeira edição. Segundo o coordenador estadual de Turismo do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho, a entidade “aposta muito no festival, que tem a geração de negócios como pano de fundo, além do desenvolvimento do turismo”.

Empresários de micro e pequenas empresas terão programação especial na 8ª edição do evento. Durante todos os dias, o Sebrae-PR terá um estande para atender as demandas dos empresários e parceiros.

 

Palestra e encontro

Também na quinta-feira o Sebrae/PR vai oferecer duas programações para públicos distintos: uma palestra, às 15h, com o maratonista Marcelo Alves, aberta a todos os inscritos do Festival; e o encontro de negócios, das 15h às 18h30, entre representantes de destinos turísticos pré-selecionados de todas as regiões do Estado e operadores de turismo.

O maratonista falará sobre a importância do planejamento para chegar à realização dos objetivos. "Marcelo Alves resolveu que queria ser maratonista. Para chegar lá – hoje ele é o único brasileiro a correr nos dois polos (sul e norte) – deixou o sedentarismo e precisou de muito planejamento e persistência. Ele é nosso convidado por conta do exemplo de mudar de vida atingindo resultados por meio de um plano estratégico”, explica Aldo César Carvalho.

 

Eventos

Outra importante programação dentro do Festival é o Seminário Paraná MICE – Turismo de Negócios e Eventos, marcado para sexta-feira, dia 14, às 16h.

Em pauta, o Projeto Paraná MICE, uma realização do Sebrae/PR em parceria com a Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Paraná (FCVB-PR), Sistema Fecomércioe Secretaria de Estado de Turismo.

O objetivo é estimular o turismo de eventos e negócios. O seminário, que acontece também em outras regiões do Paraná, tem o apoio do Institut Cerdà, de Barcelona, na Espanha.

O consultor do Sebrae/PR Augusto Cesar Stein diz que “o turismo de negócios e eventos é muito forte em todo o Paraná. Em Foz do Iguaçu, apesar de termos uma grande demanda do  turismo de lazer, o turismo de negócios e eventos também é crescente".

Augusto Cesar Stein conta que representantes do Institut Cerdà vão contar o caso de sucesso que fez com que a cidade catalã se consolidasse com um dos três principais destinos do mundo no segmento. Intitulada "Barcelona - Caso de Sucesso em Turismo MICE", a palestra vai mostrar como a cidade se estruturou para fazer isso acontecer em 20 anos.

Depois da palestra, será apresentado o Projeto Paraná MICE - Turismo de Negócios e Eventos, do Sebrae/PR, que já envolve 200 empresas do segmento em todo Estado e será realizado até 2016.

O setor de negócios e eventos é responsável pela atração de 43% dos 13,2 milhões de visitantes que o Paraná recebe por ano. O turista de negócios e eventos é o que mais gasta no destino com hospedagens e com alta gastronomia - chega a ser até três vezes mais do que um turista tradicional.

 

A Itaipu

 

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner emprego
Bassani
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Banner Mirante