banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Foz do Iguaçu terá Centro de Excelência em Gestão e Inovação do Turismo
  Data/Hora: 13.jun.2013 - 14h 56 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

A assinatura do protocolo de intenções para a criação do Centro de Excelência em Gestão e Inovação do Turismo aconteceu na noite desta quarta-feira (12), durante a abertura do 8º Festival de Turismo das Cataratas.

 

O Ministério do Turismo vai criar em Foz do Iguaçu o Centro de Excelência em Gestão e Inovação do Turismo. O protocolo de intenções foi assinado na noite desta quarta-feira (12), na solenidade de abertura do 8º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, no Recanto Park Hotel, pelo secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, que representou o ministro Gastão Vieira. A Itaipu é uma das patrocinadoras do evento.

 

“Foz já é referência”, afirmou Lummertz, "pela integração do trade, da Prefeitura e da Itaipu Binacional em favor do desenvolvimento do turismo". Nesta quinta-feira (13), também no Festival, o secretário vai apresentar o Plano Nacional de Turismo, que pretende transformar o Brasil em terceira potência no setor, atrás apenas de China e Estados Unidos (hoje, o Brasil está em sexto lugar).

As mudanças

Em rápido discurso na solenidade de abertura, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, lembrou as profundas transformações pelas quais passou o turismo de Foz do Iguaçu desde a primeira até esta 8ª edição do Festival. Oito anos atrás, disse, os hotéis estavam vazios, o aeroporto recebia poucos voos e a imagem do destino era “completamente diferente da que temos hoje”.

Agora, há novas construções, reformas e ampliações de hotéis, os voos se multiplicaram e os atrativos batem recordes de visitação. Todas as mudanças, segundo ele, ocorreram pela união e soma de esforços, e se refletiram não só em Foz do Iguaçu, mas nas vizinhas Puerto Iguazú e Ciudad del Este.

Itaipu

A participação de Itaipu nesse processo de transformação do destino foi destacada por várias autoridades. O secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, atribuiu à participação de Itaipu o fato de Foz do Iguaçu ser hoje “o centro de referência e excelência que buscamos para os 18 parques nacionais do Brasil”.

 “Juntos, nós vamos construir o primeiro centro de referência no Brasil, para trabalharmos em rede pelo turismo no País”. Depois de Foz do Iguaçu, serão implantados outros centros de referência. O segundo será provavelmente em Gramado, no Rio Grande do Sul.

 Segundo Lummertz, o Plano Nacional de Turismo (PNT), que ele apresentará nesta quinta-feira à noite, prevê o aproveitamento turístico das belezas naturais e cênicas do País, hoje praticamente inexploradas, “à exceção do Parque Nacional do Iguaçu”.

 O PNT quer fazer com que o Brasil se torne uma potência turística à altura dos seus atrativos. Embora esteja em primeiro lugar em belezas naturais, o País está em 51º em competitividade no turismo mundial. E é por isso que, só no ano passado, acumulou um déficit de US$ 15 bilhões na conta turismo, lembrou Lummertz.

   

Foz pode ter mais

Foz do Iguaçu, segundo ele, que recebe 500 mil estrangeiros por ano, precisa apenas aproveitar ainda melhor o que já tem de competitivo mundialmente. Ele citou que Foz é “uma cidade limpa, agradável e segura” e tem uma das sete maravilhas mundiais da natureza e a usina de Itaipu.

E pode atrair ainda mais brasileiros, porque “o destino oferece aquilo que vamos fazer lá fora, que é o turismo de compras”, referindo-se a Ciudad del Este. “E tem ainda os cassinos na Argentina”, completou, embora lembrando que hoje o fator cambial favorece as viagens ao exterior.

“Cobaias”

O prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, disse que, logo ao assumir, procurou buscar recursos no Ministério do Turismo, quando conheceu Lummertz e ouviu dele que, mais do que simplesmente verba, a cidade deveria “fazer diferente” para aproveitar o potencial que tem.

E disse, brincando, em relação ao Centro de Excelência em Gestão e Inovação do Turismo: “Nós nos dispomos a ser cobaias dessa experiência”. Ele elogiou a parceria de Itaipu no turismo iguaçuense e disse que escolheu Jaime Nascimento (“a quem eu não conhecia”) como secretário justamente por seu trabalho na binacional.

Turismo mundial

O diretor-executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla, disse que o turismo ganhou um novo status mundial, a partir de acontecimentos políticos importantes, em 2012.

 O primeiro deles foi o reconhecimento pelo G20, o grupo das 20 economias mais importantes do mundo, de que o turismo é um vetor de crescimento econômico e de geração de emprego.

 O segundo acontecimento citado por ele é que a Conferência Rio+20 incluiu o turismo sustentável entre 18 temas considerados fundamentais. E o terceiro é que, em 2012, pela primeira vez o número de turistas ultrapassou 1 bilhão de pessoas (1,035 bilhão de habitantes passaram pelo menos um dia no ano fora de seu país de origem).

Elogios

Ao abrir a solenidade, o coordenador do Festival de Turismo, Paulo Angeli, elogiou Samek, que, ao incluir o turismo na missão de Itaipu, mostrou ser “um homem de visão”. E, mais ainda, ao designar Gilmar Piolla para representar a empresa no turismo iguaçuense.

“Piolla é um batalhador pelo turismo”, disse. E brincou: “Quando ele chegou, não entendia nada do assunto. Hoje, ele dá aula para nós “.

Vídeos

Ainda na solenidade de abertura, a Itaipu Binacional e o Fundo Iguaçu apresentaram vídeos. O da Itaipu foi “Roteiro obrigatório”, que mostra aspectos turísticos da usina. Depois, foi mostrado o vídeo da campanha “7 maravilhas” e o novo “Foz destino inesquecível”.

O Festival

A 8ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, que prossegue até sexta-feira (14), no Hotel Rafain Palace & Convention Center, conta com mais de 6 mil participantes inscritos, entre agentes de viagem, operadores de turismo, empresas e profissionais do setor, além de estudiosos e estudantes, vindos de todo o Brasil e de países vizinhos.

A Feira de Turismo e Negócios tem 19 estandes, com mais de 500 expositores. Entre os eventos paralelos estão o 7º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu,  o Encontro de Negócios do Sebrae-Paraná, o 1 º Seminário Latino-Americano de Turismo de Fronteira e a Mostra de Produtos Sustentáveis Regionais.

 

A Itaipu

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner violência se limite
Bassani
Banner Mirante
Banner emprego