banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu apresenta modelo de gestão no Fórum Mundial de Meio Ambiente
  Data/Hora: 25.jun.2013 - 15h 8 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

 

AItaipu Binacional apresentará neste sábado (22), em Foz do Iguaçu, seu modelo bem-sucedido de gestão dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná – Parte 3. O programa Cultivando Água Boa, que compreende 20 progamas e 65 ações abrangendo desde a recuperação de passivos ambientais a promoção de modos sustentáveis de produção e consumo, será tema da palestra do diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich, dentro da programação do Fórum Mundial de Meio Ambiente, no Hotel Mabu, apartir da 11 horas, no painel “Como as empresas podem ser mais sustentáveis”. 

 

A programação do fórum teve início nesta sexta-feira (21). A abertura ocorreu no início da tarde, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que citou o exemplo de Itaipu como algo a ser adotado na gestão de recursos hídricos em reservatórios, com uma abordagem sistêmica e que leve em conta a geração de energia, a produção de alimentos no entorno, a geração de energia, o abastecimento das cidades e com medidas que garantam a longevidade desses mananciais.

 

 

“Com as matas ciliares no entorno do reservatório e nas microbacias, e outras ações visando a sustentabilidade, Itaipu está prorrogando a vida útil de seu reservatório. E a capacidade de armazenamento de recursos hídricos per capita é hoje uma questão estratégica”, afirmou a ministra, enfatizando que a água será o tema central da discussão a cerca do desenvolvimento sustentável nos próximos 30 anos, em que a humanidade precisará fazer uma transição de sociedade de consumo para uma sociedade de bem-estar.

 

 

Além de Izabella, participaram da cerimônia de abertura o governador do Paraná, Beto Richa, o diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, o presidente da SOS Mata Atlântica, Pedro Passos, o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, o presidente do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), João Doria Júnior, o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, entre outras autoridades.

 

 

Com a presença de aproximadamente 400 lideranças empresariais e políticas, pesquisadores e representantes de organizações socioambientais, o Fórum Mundial de Meio Ambiente contará com conferencistas ilustres, como Robert F. Kennedy, que tem se destacado por seu ativismo pela recuperação do Rio Hudson e foi eleito pela Time como um dos “heróis do planeta”, e Jean-Michel Cousteau, filho do famoso oceanógrafo Jacques Cousteau. Ele falará sobre os serviços ambientais prestados pelos oceanos. Ao final do evento, neste sábado (22), os participantes pretendem concluir a redação da Carta de Foz do Iguaçu, com conclusões dos temas discutidos e compromissos.

 

O programa CAB

 

Uma das mais amplas iniciativas socioambientais em prática no País, o Cultivando Água Boa é um conjunto de iniciativas que abrangem 29 municípios do Oeste do Paraná, em diversas áreas como: a recuperação de microbacias hidrográficas com o plantio e proteção de matas ciliares e o monitoramento da qualidade da água; a promoção de práticas agroecológicas e a difusão do consumo de alimentos saudáveis; a recuperação de áreas degradas por atividades agropecuárias; a sustentabilidade de comunidades indígenas; coleta seletiva de materiais recicláveis; proteção à biodiversidade; educação ambiental nas escolas e nas comunidades; entre outros. A iniciativa conta com mais de 2 mil parceiros e é reconhecida por diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Carta da Terra, Prêmio ANA e o Benchmarking Ambiental Brasileiro.

 

 

A Itaipu

 

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Bassani
Banner Einstein