Canto, dança, gastronomia e artesanato regional chamaram a atenção dos visitantes que circularam pela feira
Ciliany Perdoná
AI Conselho dos Lindeiros
Os atrativos, a cultura e a gastronomia dos 16 municípios lindeiros que compõem a região Cataratas do Iguaçu e Caminhos Integrados ao Lago de Itaipu, representada pela instância de governança Adetur Cataratas e Caminhos, integraram os destaques do Festival de Turismo das Cataratas 2013, realizado de 12 a 14 de junho, em Foz do Iguaçu.
De acordo com o presidente da Adetur, Leoveraldo Curtarelli, em torno de 150 pessoas da região, entre prefeitos, secretários de turismo, empresários, grupos culturais e artesãos estiveram presentes durante os dois dias de exposição.
No espaço patrocinado pela Itaipu Binacional, aconteceram as apresentações culturais, degustação de produtos da culinária regional, exposição de artesanato e distribuição de material gráfico contendo informações dos 16 municípios lindeiros. Já no espaço constituído em parceria com o Sebrae, empresários da área de turismo da região puderam promover encontros comerciais para divulgarem seus empreendimentos, produtos e serviços.
A região também marcou presença no Encontro de Negócios, promovido pelo Sebrae. O momento possibilitou a apresentação e divulgação dos atrativos turísticos da região para 11 operadores de viagem de várias regiões do Brasil.
Números
A edição 2013 do Festival de Turismo das Cataratas contou com público estimado de seis mil pessoas, entre profissionais de turismo, agentes de viagens, hoteleiros, guias de turismo, estudantes, pesquisadores, representantes governamentais e mais de 600 expositores do setor.
Apresentações
No dia 13, os municípios de Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes e São Miguel do Iguaçu levaram suas atrações culturais e a gastronomia.
Na sexta-feira, 14, foi a vez de Santa Helena, Missal, Itaipulândia e Santa Terezinha de Itaipu participarem levando seus atrativos culturais, gastronômico e artesanal.
“A avaliação é positiva em todos os sentidos. Por um lado tivemos, mais uma vez, a oportunidade de estarmos presentes em um evento grandioso do setor para mostrarmos nosso potencial; e, por outro, percebemos que as participações fomentam ainda mais as parcerias. O resultado de todo esse esforço está no fortalecimento do setor e no aquecimento das vendas e na circulação dos visitantes em nossa região”, pontuou o presidente da Adetur.
((fotos))
Foto – (estande)
O estande da região patrocinado por Itaipu foi um dos mais visitados: uniu dança, música, artesanato e gastronomia