banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
REGIÃO: Cidades Sustentáveis avança no oeste: 34 municípios signatários
  Data/Hora: 7.ago.2013 - 16h 38 - Categoria: Lindeiros  
 
 
clique para ampliar

Dos 52 municípios que integram a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), 34 são signatários. Das 34 cidades, 26 (de um total de 29) são da Bacia do Paraná 3 (BP3)

 

Ciliany Perdoná

AI Conselho dos Lindeiros

 

O diálogo mais direto com alguns municípios da região oeste do Paraná que aderiram ao Programa Cidades Sustentáveis motivou a agenda de reuniões realizada nos dia 5 e 6 entre o coordenador do Programa Cidades Sustentáveis, Maurício Broinizi, os gestores do Programa Cultivando Água Boa (CAB) e os prefeitos de Foz do Iguaçu, Reni Pereira; Santa Helena, Jucerlei Sotoriva e Toledo, Beto Lunitti.

 

Na segunda-feira pela manhã, Broinizi esteve reunido com os gestores do CAB com a finalidade de integrar as equipes sobre as ações do programa e estimular o grupo para que novos indicadores – a partir dos 100 básicos sugeridos pelo Programa Cidades Sustentáveis – surjam e sejam inseridos na plataforma a ser utilizada pelos municípios. “Essa parceria com Itaipu está se transformando em uma aliança construtiva. Percebemos que a região oeste tem suas particularidades e que muitos indicadores específicos e importantes estão em processo de construção com a própria prática do Cultivando Água Boa”, disse.

 

Gestores do Programa Cultivando Água Boa (CAB) irão acrescentar novos indicadores para o Programa Cidades Sustentáveis 

 

Broinizi aproveitou a segunda-feira para visitar o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, acompanhado do diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich e da diretora técnica do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Sandra Finkler, que estará auxiliando nos trabalhos de mobilização, na região.

 

A terça-feira foi reservada para o encontro com o prefeito de Santa Helena e presidente do Conselho dos Lindeiros, Jucerlei Sotoriva, que destacou a importância do engajamento da região em um programa que oferece ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. “Assinamos a carta-compromisso no período eleitoral e reiteramos a nossa participação assim que assumimos a gestão pública”, disse ao enfatizar que é parceiro da iniciativa e que será um multiplicador do programa para estimular as cidades da região que ainda não aderiram.

 

Foz do Iguaçu é uma das cidades signatárias do Programa Cidades Sustentáveis: reunião de alinhamento

 

No encontro com o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, e sua equipe de governo, o comprometimento com o fazer acontecer ficou ainda mais evidente. “Peço a minha equipe comprometimento. Nossa meta é inovar, quebrar paradigmas e transformar Toledo em uma referência em boas práticas”, disse o prefeito.

 

Região estratégica

Dos 52 municípios que integram a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), 34 são signatários. Das 34 cidades, 26 (de um total de 29) são da Bacia do Paraná 3 (BP3).

 

De acordo com Broinizi, o oeste do Paraná é muito importante, pelo fato de ser o único no Brasil que concentra uma grande quantidade de municípios signatários do programa. “Podemos garantir que é uma região estratégica e que pode servir de exemplaridade para diversas localidades do Brasil e do mundo”. Ele acrescentou que o CAB é um exemplo a ser seguido, tanto que está inserido no banco de boas práticas do Programa Cidades Sustentáveis.

 

O percorrido pela região contou com a participação do superintendente de Meio Ambiente da Itaipu, Jair Kotz. “O CAB é um exemplo de boas práticas e certamente, muitas iniciativas de nossa região, serão inseridas e replicadas”, disse Kotz.

 

Hoje o programa conta com 245 cidades signatárias, sendo 20 capitais brasileiras.

 

(((fotos)))

 

Foto – (equipe CAB)

Foto – (Foz)

 

Foto – (SH)

Em Santa Helena, o prefeito Jucerlei Sotoriva garantiu que será um multiplicador do programa para estimular as cidades da região que ainda não aderiram

 

Foto – (Toledo)

O prefeito de Toledo, Beto Lunitti pediu comprometimento da equipe. “Nossa meta é inovar”

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Exposição
Banner Einstein
Bassani
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite