banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
O breviário franciscano do Papa renova a política
  Data/Hora: 8.ago.2013 - 14h 43 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Fonte: O Tempo - Gaudêncio Torquato - Padre Américo Sérgio Maia, antigo vigário de Cajazeiras (PB), teve, um dia, que viajar 28 km a cavalo para dar extrema-unção a um doente. Cansado, logo perguntou: “Minha senhora, por que vocês não fizeram uma casa mais perto da cidade?”. Ouviu a ácida resposta: “Padre, e por que não fizeram a cidade mais perto da gente?”. Essa historinha serve para explicar o distanciamento de fiéis da Igreja Católica e sua perda para credos evangélicos.

 

A lição cai como luva para explicar também a perda de credibilidade dos políticos. A crise da nossa democracia representativa se ampara em múltiplas razões, mas o descolamento entre a esfera política e a sociedade se apresenta como o fator central. Políticos fecham os ouvidos ao barulho das ruas e menosprezam o sentimento da plebe.

 

E qual o motivo para tal afastamento quando se sabe que o mandato não pertence ao eleito, mas ao povo? A resposta contempla a mudança do conceito de política, de missão para profissão. Há muito deixamos de enxergar na representação política o conjunto que deveria agir em defesa de uma sociedade harmônica e fraterna, banhada nas águas da solidariedade. Os conjuntos legislativos são vistos como braços políticos do ciclo produção-consumo.

 

POLÍTICA

Sob esse prisma, o rosário de virtudes desfiado pelo papa Francisco para revitalizar a Igreja e resgatar a fé de rebanhos desgarrados não deixa de ser sábia contribuição para oxigenar a política. Afinal, partidos políticos, como credos e igrejas, mesmo sob o impulso da força monetária, devem ser entidades inspiradas no poder da norma. O pontífice usou as chaves da Igreja de Roma para abrir, por aqui, outras portas. O papa parecia querer nos deixar um legado valorativo, algo como um manual de conduta política, tão franciscano quanto ele, contraponto ao “Breviário dos Políticos”, aquele manuscrito que o cardeal Mazarino escreveu nos tempos dos Luíses XIII e XIV, pregando a desconfiança, a emboscada, a simulação e a dissimulação.

 

O livrinho papal, pinçado de seus pronunciamentos e entrevistas, alinha preceitos inerentes ao escopo da Política (com P maiúsculo), seja para uso da Igreja, seja para a vida partidária. A par da proximidade, apregoa a simplicidade. Simplicidade nada mais é que a presença do político real junto ao eleitor, sem estandartes e altares para poder se apresentar mais alto ou mais importante do que é.

 

A coleção de valores abriga, ainda, o compromisso da “nossa geração” de abrir espaço aos jovens, aos quais Francisco conclamou a serem “revolucionários, rebeldes, corajosos”. O que os partidos políticos e os dirigentes têm feito para cooptar a adesão da juventude? Mais uma vez, a voz do papa se faz ouvir: urge acabar com a Igreja que se comunica por documentos, à semelhança da mãe que se comunica com o filho por carta. O mesmo vale para a política. No entanto, partidos acreditam que acervos documentais farão o milagre da multiplicação de adeptos. Guinadas à esquerda, à direita ou ao centro não funcionam mais como anzóis para captar a atenção dos eleitores.

 

A sociedade quer soluções, resultados, igrejas e partidos que saibam ouvir suas preces.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Bassani
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite