banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
As religiões e os limites do marxismo
  Data/Hora: 16.ago.2013 - 16h 33 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Fonte: Tribuna da Imprensa - Vittorio Medioli - A humanidade se compõe de indivíduos das mais diferentes categorias, raças, espécies. Alguns acreditam num deus, outros negam o deus dos outros. Existem ainda aqueles que, em nome de uma religião, matam e se matam. Também se encontra quem não acredite em nada mais que matéria, tangível e pesada.

 

A morte para estes é o fim, mas para alguns é começo de nova e melhor vida, da imortalidade do espírito que se desprende do homem que habitou enquanto palpitava.

 

O marxismo provavelmente é o primeiro movimento assumidamente ateu na história. Nem no diabo acredita ou a ele se associa. O social-comunismo hegeliano para fundamentar o materialismo que nega o espírito adotou as teses do fisiólogo Ivan P. Pavlov, reduzindo assim o homem a um mamífero bípede mais evoluído que a besta, mas igualmente reagente às situações externas em conformidade com experiências vividas anteriormente.

 

O conceito é árido, cabe numa dúzia de palavras e incinera bibliotecas infindáveis que registram o esforço do homem para se elevar acima das brumas da ignorância. O ateísmo é geneticamente imoral, pois a moral se liga à religião, e a possibilidade de uma presença divina remete ao Bem pregado nas religiões.

 

Pavlov se notabilizou pelo exemplo do cão e da sineta. Quer dizer: pega-se um cão e joga-se um punhado de areia na boca dele, tocando ao mesmo tempo uma sineta; de imediato o cão reagirá com grande secreção salivar, babando, para se livrar do incômodo arenoso. Simples. Repita-se a dose por três dias seguidos, e no quarto dia, apenas ao toque da sineta, o cão passará a secretar baba como se tivesse sido atingido pela areia.

 

HOMEM PAVLOVIANO

O homem pavloviano não vive, mas reage conforme um conjunto de experiências anteriores que o determinam. Se alguém quer que outro não roube, será apenas punindo-o. Ele se absterá assim pelas pauladas que recebe no ato de roubar.

 

Negado o espírito, a morte dissolve o homem, e ele apenas sobreviverá na memória cerebral de quem ainda palpita. Ponto final.

 

Pavlov era fisiólogo, intuitivo, correto na análise do aspecto físico e na análise das reações comuns aos mamíferos que possuem glândulas salivares, apetites e desejos sexuais.

 

O marxismo nega o aspecto da psique superior, elo do físico com o espiritual, ou da parte mais sutil, elevada e intangível do ser humano. O ateu no homem não encontra espaço que possa ser entendido como “O Reino de Deus Está em Vós”, de Leon Tolstoi.

 

De certa forma, o marxismo acaba dando às religiões a função de enganar o homem e inventar uma esfera divina. Quem passou além do Muro de Berlim antes de 1989 notava como a ausência da tese divina empobrecia tremendamente o sistema, o fragilizava e ainda apagava o fogo da utopia do homem bom, substituindo-a pelo homem de partido, que respeita não por crença, mas por medo e conveniência.

 

As transgressões no sistema materialista não eram contra a lei divina, permanente e onipresente nas religiões, mas contra uma máquina estatal que se baseava no princípio de comuna. Podemos, assim, voltar a Pavlov e entenderemos que os limites do marxismo, que inspira muitos políticos, reduz absurdamente ao fascinante mundo em que o homem evolui “o Reino” em que avança passo a passo rumo ao infinito divino.

 

IMORALIDADE

Onde faltam pressupostos que elevam o homem a ser moral, não há restrição à imoralidade. O sistema que não tem em sua origem uma lei divina negará a honestidade como dever superior, apenas como forma restritiva eventual. Tente-se assim viver nesse sistema, e se sentirá quanto é sofrível.

 

Uma sociedade ateia, que alguns definem como laica, é uma sociedade na qual falta pressuposto de convivência moral. A moralidade não é sublimada por decretos, é uma condição que se liga à origem divina do homem e a uma consciência.

 

Precisaria explicar mais para as crianças que quem rouba, faz sofrer, dilapida e ainda quem desperdiça vive numa condição que antecede a outra bem superior. É um primitivo, que desconhece a moral como atributo de quem carrega uma parte de Deus em si.

 

Dizem os sábios que feliz é quem encontra a paz, e essa está em não desejar outra coisa que aquilo que temos em nós.

 

Assim, assumir a moralidade como condição de vida é como contrair casamento com uma mulher. Sócrates, a quem lhe perguntava se era melhor casar-se ou não, respondia: “Em ambos os casos, você se arrependerá”. (transcrito de O Tempo)

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner pedrão 2018