banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
APROVADO EM ASSEMBLEIA: CAB poderá ser programa de cooperação entre países ibero-americanos
  Data/Hora: 3.set.2013 - 15h 37 - Categoria: Lindeiros  
 
 
clique para ampliar

Tratativas sobre a efetivação do Programa Cultivando Água Boa (CAB) como programa de cooperação entre os países ibero-americanos serão alinhadas no fim de setembro, em Foz

 

Ciliany Perdoná

AI Conselho dos Lindeiros

 

Representantes de ministros de 12 países ibero-americanos estarão reunidos em Foz do Iguaçu, entre 25 a 27 de setembro, para tratar de maneira mais efetiva, sobre a possibilidade do Cultivando Água Boa (CAB), passar a ser um programa de cooperação ibero-americano - voltado ao intercâmbio de boas práticas socioambientais -, da Secretaria Geral dos Países Ibero-Americanos (SEGIB).

 

A moção de apoio foi discutida e aprovada por unanimidade, durante assembleia extraordinária, que reuniu os integrantes da Rede Latino Americana de Organismo de Bacias. O encontro aconteceu de maneira simultânea à 9ª Conferência Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacias Hidrográficas (RIOB), realizada entre os dias 12 a 16 de agosto, em Fortaleza.

 

De acordo com o presidente da Rede Internacional de Organismos de Bacias, Lupercio Ziroldo Antonio, as tratativas em torno da possibilidade do CAB integrar o programa ibero-americano da SEGIB está avançando de forma positiva. “O CAB é um dos melhores exemplos no Brasil, de ações práticas que envolvem sustentabilidade. Portanto, bons exemplos devem ser seguidos; devem ser replicados. Nós entendemos a sua importância enquanto grande exemplo de gestão integrada e compartilhada, e somos parceiros para fomentar a propagação”, ressaltou.

 

Ele acrescentou que, o apoio para a disseminação do CAB compõe uma de suas metas para a gestão à frente da Rede Internacional de Organismos de Bacia. “Precisamos possibilitar que os organismos de bacias de todo o mundo identifiquem oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada e compartilhada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo que a reaplicação de boas práticas já identificadas seja, de vez, colocada em prática”.

 

O superintendente de Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Jair Kotz, voltou animado do encontro em Fortaleza. “Tivemos excelentes discussões em torno da questão gestão das águas, mas, sobretudo, muito orgulhosos de vermos que o Programa Cultivando Água Boa tornou-se uma referência, sendo citado como uma das melhores iniciativas socioambientais de gestão compartilhada no Brasil”.

 

Com relação à reunião que será realizada no fim do mês em Foz, Kotz, adiantou que as expectativas são as melhores possíveis. “A moção foi aprovada por unanimidade; agora é aguardar os próximos diálogos”.

 

Animado com o caminho adiante em que o CAB vem trilhando, o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da binacional, Nelton Friedrich, resumiu que a longevidade do Cultivando Água Boa aliada ao reconhecimento das ações em nível nacional e internacional, está direcionando o programa para esta proposta. “A gestão participativa é um dos pilares do CAB. E hoje, esse passo a mais que estamos prestes a dar, muito nos orgulha e nos motiva”, pontou o diretor.

 

(((fotos)))

 

Foto – (RIOB)

O superintendente de Meio Ambiente da Itaipu, Jair Kotz, levando sua expertise sobre o CAB, durante painel Gestão de Lagos, Rios e Aquíferos Transfronteiriços, realizado na 9ª RIOB 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner emprego