banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
PROGRAMA DE COOPERAÇÃO: Cultivando Água Boa será tema de encontro com países ibero-americanos
  Data/Hora: 20.set.2013 - 14h 39 - Categoria: Lindeiros  
 
 
clique para ampliar

Reunião técnica entre a diretoria do Programa Cultivando Água Boa (CAB) e representantes de alguns países ibero-americanos será de 25 a 27 de setembro, em Foz do Iguaçu

 

Ciliany Perdoná

AI: Conselho dos Lindeiros

 

Representantes de ministros da Colômbia, República Dominicana, Chile, Guatemala, Panamá, Espanha, Argentina, Uruguai e Paraguai confirmaram presença e estarão reunidos de 25 a 27 de setembro, em Foz do Iguaçu, com o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, e o superintendente de Meio Ambiente, Jair Kotz, para conhecerem in loco as ações do Programa Cultivando Água Boa (CAB) e avançarem nas tratativas que podem levar o CAB a ser um programa de cooperação ibero-americano, voltado ao intercâmbio de boas práticas socioambientais, da Secretaria Geral dos Países Ibero-Americanos (SEGIB).

Participação no Encontro Ibero-Americano sobre Desenvolvimento Sustentável (EIMA 2013), realizado de 8 a 10 de julho, na Universidade dos Andes, em Santiago, no Chile

 

Participação no VII Fórum Ibero-Americano de Governos Locais, realizado de 11 a 13 de setembro, no Centro de Convenções da Cidade do Saber, no Panamá

 

O presidente da Rede Internacional de Organismos de Bacias, Lupercio Ziroldo Antonio, e o responsável pela área ibero-americana da Fundação Conama, Gustavo Paredes, também estarão presentes no encontro.

 

As atividades, no primeiro dia do encontro técnico, começam nas primeiras horas da manhã, na sala de reuniões da Diretoria de Coordenação, com uma reunião detalhada sobre conceitos, metodologia e ações do CAB, bem como o desenho preliminar do programa de cooperação. Em seguida o grupo seguirá para uma visita à usina de Itaipu.

 

Na quinta (26), e sexta (27), os representantes dos países ibero-americanos conhecerão algumas das principais ações do programa nas áreas de plantas medicinais, biodiversidade, comunidade indígena, produção de peixes, agricultura sustentável e produção de orgânicos, nos municípios de Vera Cruz do Oeste, Diamante D’ Oeste, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu. Após o almoço orgânico de sexta-feira, programado para acontecer na propriedade do agricultor, José Maiolli, em São Miguel do Iguaçu, o grupo retorna para Foz para as discussões e encaminhamentos finais.

 

De acordo com o diretor de Coordenação, a possível probabilidade do CAB passar a ser um programa de cooperação ibero-americano da SEGIB, foi objeto de discussão em várias reuniões realizadas anteriormente. Friedrich citou o Encontro Ibero-Americano sobre Desenvolvimento Sustentável (EIMA 2013), realizado de 8 a 10 de julho, na Universidade dos Andes, em Santiago, no Chile; a 9ª Conferência Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacias Hidrográficas (RIOB), realizada entre os dias 12 a 16 de agosto, em Fortaleza; e recentemente, a apresentação do Cultivando Água Boa no VII Fórum Ibero-Americano de Governos Locais, realizado de 11 a 13 de setembro, no Centro de Convenções da Cidade do Saber, no Panamá, como momentos fundamentais de preparação para o diálogo que irá acontecer na próxima semana.

 

“Os avanços são significativos. Temos dez anos de caminhada, com resultados muito positivos, de um programa totalmente inovador”, disse Friedrich ao ressaltar que “o novo momento do CAB, demonstra o amadurecimento das ações, do trabalho em conjunto e, principalmente, que o impossível é possível se houver real comprometimento”. “Fazemos parte de uma grande teia da vida e muito nos honra compartilhar e, ao mesmo tempo aprender”.

 

Com relação à reunião de trabalho da próxima semana, o diretor disse que o encontro abre novas possibilidades. “Um novo passo que muito nos orgulha”.

 

 

(((fotos)))

 

Foto – (Eima)

 

Foto – (RIOB 2013)

Participação do CAB na 9ª Conferência Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacias Hidrográficas (RIOB), realizada entre os dias 12 a 16 de agosto, em Fortaleza

 

Foto – (Panamá)

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Bassani
Banner Einstein