banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Maratona Cinematográfica produz 24 Curtas Metragens sobre a Região
  Data/Hora: 30.set.2013 - 10h 14 - Categoria: Foz do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

“Foram 48 horas de muita adrenalina para as equipes, onde mais de 200 profissionais participaram desde a criação de roteiro, produção e finalização das produções cinematográficas”.

 

O último fim de semana foi agitado na fronteira, a região se transformou em cenário para 24 curtas metragens produzidos para a Maratona Cinematográfica do Festival Curta Iguassu, que envolveu profissionais de diversas regiões do Brasil, Paraguai e também da Argentina.

 

O público atento e vigilante...

 

A organização elaborou dois temas que foram sorteados para os participantes, o primeiro baseava-se em uma frase do dramaturgo russo Antón Chajóv “Quem pode compreender meu terror melhor que você?”. Já o outro tema foi em homenagem a um dos escritores mais importantes da Itália, Italo Calvino sobre a temática escrita por ele “Cidade Imaginada”.

 

Bastidores de uma gravação...

 

O ponto alto do evento foi a exibição de todos os materiais produzidos, a festa foi realizada no Sandia Party Bar onde mais de 300 pessoas foram conferir o trabalho realizado pelas equipes.

 

Invencibilidade das produções locais

Depois de horas de discussões e avaliações os sete jurados convidados pela organização do Festival votaram e escolheram os ganhadores. A equipe intitulada “Guaranies” de Ciudad del Este no Paraguai com a produção de 
“Acá és Asi!” levou o Prêmio de Melhor Filme que mostrava o cotidiano de jovens paraguaios que convivem no dia a dia com várias adversidades sociais. Para Marco Ramirez, codiretor do curta afirma que não imaginavam que poderiam ganhar o prêmio, em todas as etapas da produção desse material foi uma diversão e ser o ganhador foi realmente uma surpresa. Eles levaram o maior prêmio no valor de três mil reais.

 

Já a equipe “Fire in the Cine” de Foz do Iguaçu levou três prêmios, o de melhor trilha sonora, direção e fotografia com o curta metragem “Duo” que retratou o “terror” vivido por um jovem. De acordo com Bruno Baruta, diretor de fotografia do filme a produção foi frenética, e apesar de todo o trabalho jamais acreditavam em ser premiados, mas um prêmio como esse foi um estímulo na carreira profissional de cada um.

 

E quem levou o melhor roteiro foi o filme “A cidade é você” da equipe iguaçuense “Tomate Cru”, o curta baseia-se na história de um jovem rapaz que conversa com seu avô sobre a visão de cada um sobre a cidade. A história emocionante mostra que há divergência no ponto de vista dos dois personagens. Dário Andreghetti membro da equipe diz que a ideia surgiu na correria, e que o curta foi produzido em um tempo muito menor em torno de 14 horas, com uma ideia simples, mas que cativasse o público, afirma.

 

Fronteira Cinematográfica

Ao todo foram 24 produções realizadas por profissionais, estudantes e amadores. Que retrataram cenários do cotidiano local, histórias fictícias que poderiam ser vividas aqui. Para Fran Rebellato, membro da organização do Festival Curta Iguassu, o que valeu foi à integração e principalmente a disposição de todas as equipes, que nessa segunda edição conseguiram atrair profissionais de outras regiões como de Oberá na Argentina. Já Fernanda Fedrigo, presidente executiva do Instituto Internacional POLOIGUASSU valoriza a equipe e também os parceiros que ajudaram a viabilizar o Festival Curta Iguassu, “com certeza sem os nossos parceiros e a equipe que trabalhou muito nesses últimos dias, não teríamos conseguido bons resultados”, afirma.

 

O Festival

O CURTA IGUASSU FAST FORWARD BRASIL é um festival amador, sem fins comerciais, que além da maratona cinematográfica contou com “Oficinas” ministrados por experientes profissionais. Este projeto é executado pelo Instituto Internacional POLOIGUASSU e conta com apoios de diversas entidades locais e também da Itaipu Binacional. Este ano uma das novidades foi a interação com a população local com a exibição de filmes em várias partes da cidade como o filme “Elena”. Além de intervenções culturais com artistas realizando atividades em toda a Região Trinacional do Iguassu.

Já o ponto alto do Festival que é a Maratona Cinematográfica propôs um desafio aos participantes, produzir um Curta Metragem em no máximo 48 horas com dois temas definidos pela organização. A iniciativa inspirou-se no conceito desenvolvido originalmente em Chicago, a partir de onde se propagou por diversos países. O formato adotado espelha-se especialmente no Fast Forward Portugal, realizado desde 2006 na cidade de Braga, organizado e promovido pela cooperativa cultural Velha-a-Branca.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Bassani
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner Exposição
Banner Einstein