banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
MOBILIZAÇÃO REGIONAL: Cultivando Água Boa lança Expedição pelo São Francisco Verdadeiro
  Data/Hora: 3.out.2013 - 14h 54 - Categoria: Lindeiros  
 
 
clique para ampliar

A aventura por terra, água e ar será no período de 3 a 9 de novembro envolvendo oito municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3)

 

Ciliany Perdoná

AI Conselho dos Lindeiros

 

De 3 a 9 de novembro, jovens educomunicadores da Bacia do Paraná 3 (BP3) e parceiros do Programa Cultivando Água Boa (CAB), estarão envolvidos com o projeto Expedição São Francisco Verdadeiro.

 

O lançamento desta aventura por céu, terra e água, que será desenvolvida em trecho aproximado de 200 quilômetros nos municípios de Cascavel, Toledo, Outro Verde do Oeste, São José das Palmeiras, Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Pato Bragado e Entre Rios do Oeste, aconteceu na manhã de quarta-feira (2), em Cascavel, reunindo parceiros e a imprensa. “Os dez anos do Cultivando Água Boa serão marcados por uma ação de total imersão comunitária e reconexão com a natureza. Será um grande laboratório a céu aberto onde vamos visitar e avaliar as ações desenvolvidas pelo programa, bem como reunir sugestões de aprimoramento. Tudo será multiplicado por meio de notícias que serão geradas e transmitidas quase em tempo real”, destacou o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich.

 

O diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich e demais parceiros no momento do lançamento da Expedição São Francisco Verdadeiro

 

Para que as experiências registradas sejam multiplicadas, será instalada uma central itinerante de notícias no ônibus da Rede de Educação Ambiental Linha Ecológica. “Acreditamos que cerca de 60% da população da região será envolvida na expedição. O diferencial é que elas podem não estar presencialmente na expedição, mas, certamente, estarão nos acompanhando por meio das notícias que serão geradas e acessadas pela internet”, explicou o educador do Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, Edson Gavazzoni, que está trabalhando fortemente a educomunicação. Ele acrescentou ainda, que haverá a formação de uma trilha que vai unir os oito municípios da expedição. “Não será apenas uma expedição pontual. Nós estamos trabalhando o antes, o durante e o depois. Todo o trabalho coletivo e de total parceria está embasado nas conexões das ações de sustentabilidade”, destacou o diretor e Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu.

 

Não será apenas uma expedição pontual. Estamos trabalhando o antes, o durante e o depois”

 

No lançamento da expedição estiveram presentes, além de Nelton Friedrich e do educomunicador, Edson Gavazzoni; o presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e prefeito de Santa Helena, Jucerlei Sotoriva (Juce); a diretora da Secretaria de Agricultura de Cascavel, Leila Viana; o educador ambiental de Toledo, Oséias Soares dos Santos.

 

Ações complementares

Um amplo cardápio de eventos paralelos também integra a programação da expedição. Como exemplo, a Corrida das Águas, Festival de Cultura Urbana, Caminhadas da Natureza, Mutirões, Cavalgadas Ecológicas, apresentações culturais e, no dia 9, em Entre Rios do Oeste, a Caravana Náutica e o grande Pacto do São Francisco Verdadeiro, que irá fechar as atividades da expedição.

Neste dia, jovens do Brasil, Paraguai e comunidades indígenas estarão reunidos para confraternizar.

 

O resultado final dessa aventura construtiva, de total imersão comunitária e reconexão com a natureza será apresentado na forma de um vídeo, entre os dias 20 a 22 de novembro, no Encontro Cultivando Água Boa, que será realizado em Foz do Iguaçu.

 

Terra, água e ar

As intervenções aquáticas estarão a cargo de jovens atletas da equipe olímpica brasileira de canoagem. Por terra, as atividades serão acompanhadas por uma frota de veículos elétricos que atuarão como suporte logístico sustentável durante toda a trilha.

 

Pelo ar, a expedição será acompanhada pelo olhar de Valdecir (o Billy), que fará o sobrevoo com um paramotor.

Todos os olhares serão compilados para a produção de uma obra audiovisual, em que parte dela, será apresentada durante o Encontro CAB de 2013.

 

Caminho da sustentabilidade

Vale ressaltar que o mesmo trajeto foi percorrido em 2004 pelo CTG do Oeste, durante a 1ª Cavalgada Ecológica. No percurso, os gaúchos plantaram árvores ao redor das nascentes desprotegidas e abordaram nas escolas a importância da preservação ambiental.

 

Programação

03/11 – Cascavel – Início da expedição

04/11 – Toledo

05/11 – Ouro Verde do Oeste

06/11 – São José das Palmeiras

07/11 – Marechal Cândido Rondon e Quatro Pontes

08/11 – Pato Bragado e Entre Rios do Oeste

09/11 – Entre Rios do Oeste – Encerramento / Pacto das Águas

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner Exposição
Banner emprego
Bassani
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios