banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
REGIÃO: Gestão das praias foi tema central da assembleia dos lindeiros
  Data/Hora: 24.out.2013 - 17h 52 - Categoria: Lindeiros  
 
 
clique para ampliar

Comissão será instituída para levantar dados quanto à gestão dos balneários.  “Devido ao vandalismo, o investimento é alto e o retorno financeiro é mínimo”, disse o presidente do Conselho dos Lindeiros, Jucerlei Sotoriva

 

Ciliany Perdoná

AI: Conselho dos Lindeiros

 

Na próxima semana, os municípios lindeiros ao lago de Itaipu que contam com praias artificiais terão que indicar as pessoas que irão compor a comissão que irá deliberar sobre o futuro da gestão desses espaços.

 

A princípio a comissão será formada por membros do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Agência de Desenvolvimento do Turismo Integrado (Adetur), Itaipu Binacional e prefeituras da região. Na sequência, a intenção é convidar o Ministério Público, os órgãos ambientais e segmentos dos governos estadual e federal para o diálogo. A ação foi definida em assembleia realizada na quinta-feira, 24, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu.

 

De acordo com o presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e prefeito de Santa Helena, Jucerlei Sotoriva (Juce), a primeira ação será fazer o levantamento detalhado de todas as ações e custos que envolvem os balneários. “A problemática quanto à manutenção das praias é uma questão que está sendo levantada há alguns anos pelos gestores municipais. Devido ao vandalismo, o investimento é alto e o retorno financeiro é mínimo”, disse Juce ao citar que Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu já manifestaram interesse em devolver a área para a Itaipu Binacional. A gestão privatizada desses espaços é um dos pontos a ser debatido.

 

O prefeito de Mundo Novo (MS), Humberto Carlos Ramos Amaducci, disse que em seu município a situação não é diferente. “A infraestrutura é pequena pelo montante de valor que temos que investir todo ano em manutenção. Por isso, queremos dialogar junto com a Itaipu”, resumiu.

 

Presente na reunião, o superintendente de Gestão Ambiental da binacional, Jair Kotz, destacou o interesse de Itaipu em estar dialogando junto com os municípios para que a melhor saída seja encontrada. “O primeiro passo certamente é levantar dados e informações para que possamos ter um diálogo mais consistente e abrangente. Não podemos esquecer que as praias são os cartões postais de nossa região e que agregam, além de um espaço de lazer, a história e a cultura do nosso povo”.

 

Na pauta

Ainda na programação, houve a apresentação dos convênios e parcerias com o PTI, bem como a visita aos projetos desenvolvidos.

 

A divulgação da Expedição Rio São Francisco Verdadeiro, que será realizada de 3 a 9 de novembro, envolvendo oito municípios da região e o lançamento do 2º Festival das Águas, que irá reunir compositores dos municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3), integrou a pauta da reunião.

 

A primeira edição do festival aconteceu em 2009. Este ano, o tema escolhido foi Um Novo modo de ser Para a Sustentabilidade. As classificatórias estão marcadas para os dias 14 e 15 de novembro, em Medianeira, e a final para 21 de novembro, no Encontro Cultivando Água Boa, em Foz do Iguaçu.

 

Serão R$ 15 mil em prêmios que serão entregues aos vencedores no dia 22 de novembro, com a apresentação das canções.

 

Participaram

Estiveram presentes os prefeitos Humberto Carlos Ramos Amaducci, de Mundo Novo (MS), e Miguel Bayerle, de Itaipulândia, além do secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jaime Nelson Nascimento; o presidente da Adetur, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira; o analista em Turismo do PTI, Marcel Bonfada e secretários municipais da região.

 

(((foto)))

 

Foto – (Jair)

Jair Kotz: “Vamos dialogar junto com os municípios para que a gestão das praias seja equacionada da melhor forma possível”

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Bassani
Banner Exposição
Banner Einstein
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner emprego