banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Parceria entre Itaipu, FNP e Sebrae levará desenvolvimento econômico local para todo o País
  Data/Hora: 5.nov.2013 - 17h 8 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 

A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o Sebrae Nacional e a Itaipu Binacional vão traçar uma agenda conjunta para promover ações de desenvolvimento econômico local em todo o País. A proposta foi discutida na última semana, durante do 2º Fórum de Desenvolvimento Econômico Local, ocorrido entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, em Foz do Iguaçu.

 

Segundo Herlon Goelzer de Almeida, assessor do diretor-geral brasileiro da Itaipu eum dos organizadores do fórum, a iniciativa foi discutida com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, presidente da FNP.

 

Fortunati esteve no Fórum para falar sobre o Orçamento Participativo (OP), experiência que foi compartilhada na sexta-feira (1), com os participantes do fórum, no painel “Financiando o Desenvolvimento Econômico com a Economia Local”.

 

“Vamos promover ações conjuntas pela promoção do desenvolvimento econômico local e elaboração participativa publico-privada e sociedade civil de planos com essa finalidade”, disse Herlon de Almeida, que citou o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz) como exemplo bem-sucedido desse tipo de parceria. “Todas as cidades deveriam ter um Codefoz”, afirmou.

 

Referência dos pampas

A capital gaúcha é referência em participação popular na gestão pública e tem como carro-chefe o OP, instrumento que pode servir à promoção do desenvolvimento local em outros municípios ainda não aderentes ao modelo.

 

Instituído em 1989, OP influenciou mais de 1.000 cidades em todo o planeta. A ferramenta permite que a população participe de decisões sobre investimentos em todas as áreas, a partir da eleição de conselheiros e delegados eleitos de forma democrática.

 

“Se por um lado temos que ter consistência técnica nos projetos, a decisão final sempre deve ser a dos moradores, que moram e conhecem a sua situação”, disse Fortunati. “Não tenho dúvidas que em 24 anos o OP trouxe grandes avanços para Porto Alegre”.

 

Superação

Em sua apresentação, o prefeito falou ainda sobre os desafios enfrentados por Porto Alegre em 2005, quando a crise financeira abateu o município na busca de recursos junto aos agentes nacionais e internacionais. “Mas de certa forma a dificuldade facilitou o desenvolvimento local porque estes períodos de crise possibilitam que as pessoas saiam de sua zona de conforto e comecem a pensar alternativas criativas”, concluiu.

 

Além do território

Intercâmbios entre instituições, regiões administrativas e cidades foram a tônica de vários encontros do Fórum Mundial. Iniciativas conjuntas permitiram à região de Île-de-France (Ilha da França), onde fica Paris, estabelecer projetos com cidades de locais diferentes do mundo: de Hanói, no Vietnã, a Santiago, no Chile.

 

“Existem necessidades importantes dos parceiros para a transformação do cenário urbano, mas ainda podemos ir além, com intercâmbios culturais, como os celebrados com Santiago do Chile”, disse o vice-presidente da região de Île-de-France, Roberto Romero, um dos debatedores da mesa, ao lado de José Fortunati.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner emprego