banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Longevidade do homem depende de mudança cultural, diz gestor do Ministério da Saúde
  Data/Hora: 21.nov.2013 - 10h 40 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 

Análise é de Eduardo Schwarz,  da Área Técnica de Saúde do Homem, e de outros especialistas participantes do Seminário Internacional de Saúde

 

O combate à mortalidade do homem, cuja expectativa de vida no Brasil é sete anos inferior à da mulher, depende de mudanças culturais efetivas. Essa foi a mensagem principal das palestras da manhã do 1º Seminário Internacional de Saúde do Homem na Tríplice Fronteira, que ocorre nesta quarta (20) e quinta-feira (21), no Parque Tecnológico Itaipu.

O evento é organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) Itaipu-Saúde, com a presença de mais de uma centena de profissionais da área. O seminário termina às 16h de quinta.

Encarados por grande parte da sociedade como o “sexo forte”, os homens acabam sofrendo na própria pele os efeitos dessa cobrança, que reforça a falta de prevenção às doenças e o estilo de vida mais propenso a elas.

Segundo Eduardo Schwarz, coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, os aspectos socioculturais ajudam a colocá-los à frente nas mulheres nas estatísticas de mortalidade. A situação é ainda mais grave na faixa etária de 20 a 39 anos. Eles lideram o número de mortes na proporção de 4 para 1, em relação às mulheres. Fatores sociais determinam comportamentos de riscos, como dirigir em alta velocidade.

“Todos os preconceitos ajudam a manter os homens nessa situação”, disse o coordenador. E completou: “Não adianta falar de saúde da família se eles não estiverem engajados. É preciso que os homens desenvolvam qualidades femininas, relacionadas ao cuidado, para que vivam mais e melhor”, afirmou.

Para sensibilizar sobre esta questão, Schwarz exibiu um vídeo da ONG Men-Care (http://vimeo.com/63253556) como exemplo aos participantes do seminário. Nele, um pai do Sri Lanka assumiu a responsabilidade de criação dos dois filhos pequenos e enfrentou o machismo da comunidade.

“Ao fortalecer o vínculo familiar e o laço com a paternidade, o homem vê melhor sua importância nesse universo e passa a dar valor à própria vida”, afirmou a gestora do GT Itaipu-Saúde, Luciana Sartori.

“A importância de se discutir esse tema com profissionais da saúde é mostrar que eles podem atuar não apenas no oferecimento de serviços de saúde para o homem, mas na mudança de cultura vigente, que os estabelece como seres que não podem ser frágeis”, disse Harol Robison, representante do Fundo de População das Nações Unidas para o Brasil e Diretor na Argentina e Paraguai.

Números

No País, há 93,4 milhões de homens e 97,3 milhões de mulheres. No Paraná, a expectativa de vida também é desigual: para eles é de 72,2 anos, diante de 78 anos para as mulheres.
O estado também tem um número alarmante. Aqui, 83% dos óbitos entre homens de 20 a 29 anos são provocados por causas externas: acidentes e agressões/homicídios. Os dados são de 2010.

Em geral, eles também são mais obesos, têm mais enfermidades do coração, transtornos mentais e psicológicos, e de níveis de colesterol e pressão.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Bassani