banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Os cortes da Defesa
  Data/Hora: 9.dez.2013 - 11h 20 - Categoria: Brasil  
 
 
clique para ampliar

Fonte: Tribuna da Internet - Mauro Santayana - (JB) – O novo corte no orçamento do Ministério da Defesa, de quase um bilhão de reais, anunciado há uma semana pelos ministros do Planejamento, Miriam Belchior, e da Fazenda, Guido Mantega – que também teve seu orçamento amputado em 900 milhões – tem que ser visto com muito cuidado pelo governo.

 

É preciso assegurar que projetos prioritários não venham a ser atingidos, sob pena de interrupção e atraso em áreas estratégicas para a evolução da  indústria bélica e o desenvolvimento tecnológico nacional. Esse é o caso do jato militar de transporte KC-390, da Embraer, com capacidade de 23,6 toneladas de carga (tanques, artilharia), e que serve também para o transporte de tropas e reabastecimento em vôo, que deve decolar pela primeira vez no ano que vem. Destinado a concorrer com os Hercules C-130 da Lockheed norte-americana, do programa do KC-390 tomam parte também Argentina, Colômbia, Chile, Portugal e República Tcheca, que deverão fornecer peças, e adquirir a aeronave, em um número inicialmente previsto de 60 aviões.

 

O Prosub – Programa de Submarinos da Marinha – também não pode ser interrompido. São quatro unidades convencionais, e uma atômica – o reator nuclear será desenvolvido aqui mesmo – mais a construção de uma base e de um estaleiro no Rio de Janeiro.

Temos, ainda, o Sisfron – o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, que exige também o desenvolvimento de vários equipamentos, como novos radares, unidades de artilharia e veículos aéreos não tripulados (vants); a família de blindados leves Guarani, e o programa de defesa cibernética.

 

GOLPISTAS DE SEMPRE

O país passou anos sem investir em defesa. O  Governo estabeleceu, nos últimos anos, um novo projeto para o setor, com um arcabouço mais estruturado, e criou a figura da empresa estratégica de defesa – certificando 26 delas, na semana passada. Interromper os programas que já estão em andamento traria prejuízo financeiro, técnico e estratégico para o país.

 

No Congresso Nacional, há deputados da base aliada e do próprio partido do governo que estão trabalhando para reverter a situação, que prevê cortes no custeio das Forças Armadas, já debilitadas em diversas áreas. A Marinha está estudando cortar um dia de trabalho da tropa para se adequar.

 

Enquanto isso, os golpistas de sempre – que desprezam igualmente o PT e o PSDB, e a “democracia que aí está” – comemoram, na internet, mais essa bandeira, dada pelo próprio governo, e se valem do anúncio dos cortes para provocar grupos radicais de direita – alguns deles ligados a segmentos minoritários da reserva das Forças Armadas – jogando-os, mais uma vez, contra o poder civil

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner emprego