Depois da visita às Cataratas
do Iguaçu na sexta-feira, 27, à tarde, a seleção e a comissão técnica da Coréia
do Sul participaram à noite de um jantar de confraternização com sabor bem
brasileiro, na Churrascaria do Gaúcho, no centro de Foz do Iguaçu.
Para retribuir o carinho
recebido na acolhedora passagem pela cidade, os sul-coreanos adesivaram o
ônibus da delegação com a frase “Amamos Iguaçu”. Nos próximos dias, eles devem
formalizar um vínculo com a cidade na área esportiva, com um projeto voltado
pra crianças.
No sábado, 28, eles seguiram
viagem para Seul. O vôo com escala em Miami, nos EUA. No jantar, os
sul-coreanos retribuíram a calorosa acolhida na cidade com a entrega de um
presente pra o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla,
que preside o Fundo Iguaçu. Ele foi um dos principais articuladores para que a
seleção da Coréia escolhesse Foz do Iguaçu como Centro de Treinamento da Copa
do Mundo.
Os integrantes da comissão técnica
entregaram a Piolla uma bandeja de prata que marca a participação da Coréia no
mundial. Todos os jogadores, um a um, se desculparam por não terem conseguido
passar às oitavas de final. Para Gilmar Piolla, “a Coréia do Sul,
independentemente do resultado, deveria receber o título de seleção com o
melhor “fairplay” da Côa do Mundo”. Piolla se refere à postura elegante da
seleção, que jogou limpo nas três partidas.
Fora do campo, os
sul-coreanos bateram um bolão, foram simpáticos e não fizeram nenhuma exigência,
o que chamou a atenção principalmente dos empregados do Hotel Bourbon, onde a
delegação ficou hospedada. Com exceção do aparato policial, nem parecia que uma
seleção de futebol de Copa do Mundo estava hospedada no local.
Sobre a parceria, Piolla
adianta que a seleção sul-coreana deve formalizar uma parceria com Foz do
Iguaçu, para criação de escolinhas de futebol infantil. Mesmo não tendo
correspondido em campo na Copa do Mundo, a passagem da Coréia do Sul foi um gol
de placa para Foz do Iguaçu.
Durante 16 dias, quase 200
jornalistas asiáticos fizeram cobertura sobre a seleção sul-coreana e
divulgaram os atrativos do Destino Iguaçu. Algumas emissoras enviavam boletins
diários das Cataratas do Iguaçu, lugar que os jogadores e a delegação
escolheram para passar a última tarde na cidade, antes de voltar para a casa,
neste sábado. A chamada mídia positiva vai ajudar a projetar ainda mais a
imagem da região para uma parte importante do planeta.