banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Acesso ao conhecimento é a chave para promover a preservação da água, dizem especialistas
  Data/Hora: 28.jul.2014 - 19h 36 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

O intercâmbio de informações e tecnologias que permitam a gestão sustentável dos recursos hídricos por meio da web é um dos temas do evento, no PTI.

  

Foto: Alexandre Marchetti - Itaipu Binacional - Todo ano, novas tecnologias e pesquisas científicas se debruçam sobre o tema “água”: como preservá-la, como aproveitá-la da melhor forma, como recuperá-la e como garantir seu futuro. Debater essas informações e as melhores formas de compartilhá-las com as partes interessadas é o objetivo da 15ª Cúpula de Informações sobre a Água, que começou nesta segunda-feira (28), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. O evento continua até quarta-feira (30).


Participaram da abertura do evento a coordenadora do Programa Hidrológico Internacional da Unesco para a América Latina, Zelmira May; a diretora do USAID-GLOWS/FIU, María Concepción Donoso; o diretor técnico do Parque Tecnológico Itaipu, Cláudio Issamy Osako; a diretora do Escritório Regional da Unesco para a Ciência; Lidia Brito, e o coordenador brasileiro do Centro Internacional de Hidroinformática e superintendente de Energias Renováveis da Itaipu, Cícero Bley Junior.


Para Bley Junior, a palavra-chave do evento é acessibilidade. “A humanidade tem o conhecimento necessário para preservar a água. O que precisamos é estabelecer sinergias e fazer com que todos tenham acesso a esse conhecimento”, disse. “A falta de informação sobre as águas deve ser combatida em todos os níveis”, ressaltou María Concepción Donoso.


Os demais integrantes da mesa de abertura enfatizaram a importância do desenvolvimento e da preservação por meio do conhecimento, e comentaram a forte presença de jovens na plateia. “O que vamos discutir tem tudo a ver com a nova geração, por isso é muito gratificante ver tantos jovens aqui, discutindo esses temas”, disse Lidia Brito.


“Sabemos que o CIH, o PTI, a Itaipu Binacional e toda essa região se caracteriza por ter muita gente nova nas universidades. Esta é uma boa oportunidade para incorporar sobretudo pessoas jovens que venham aportar um olhar 'fresco' sobre os temas e os problemas”, destacou Zelmira May.


Palestra de abertura

O tema da primeira palestra da Cúpula foi a gestão inteligente dos recursos hídricos. Lidia Brito falou sobre o papel da Unesco em relação às mudanças globais e a segurança da água, com ênfase nas iniciativas desenvolvidas na América Latina e Caribe. Ela também apresentou a estratégia do Programa Hidrológico Internacional da Unesco de 2014 a 2021.


Programação

Na programação do evento estão inclusas as participações de especialistas da América do Sul, América do Norte, América Central e Caribe, e também a apresentação de estudos de caso de outros continentes. Nos próximos dias, além de palestras, os participantes terão acesso a minicursos sobre diversos temas ligados à água. A programação completa está no link www.waterwebconsortium.com/wis15/.


Também estão presentes representantes do Programa Hidrológico Internacional (PHI), Instituto Caribenho para a Meteorologia e a Hidrologia de Barbados, Comitê Intergovernamental dos Países da Bacia do Prata, Programa Erasmus Mundus, GLOWS, Agência Nacional de Águas (ANA) e Itaipu Binacional.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner emprego
Bassani