banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Projeto da UNILA contribui para qualificação da gestão social e comercialização de produtos de associação
  Data/Hora: 7.ago.2014 - 8h 35 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Em execução desde o início do segundo semestre de 2013, o projeto de extensão "Apoio ao processo de fortalecimento da gestão social através da comercialização dos produtos da agricultura familiar" vem sendo realizado na Associação dos Produtores de Agricultura Familiar de Foz do Iguaçu (Aproffoz). A proposta do projeto, orientado pelo professor de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar da UNILA, Dirceu Basso, é inserir acadêmicos e graduados no cotidiano de agricultores familiares e contribuir para a gestão da Associação e comercialização dos produtos. A atividade conta com o apoio da Cooperativa Coafaso e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).



A principal beneficiada do projeto é a Aproffoz, que está localizada na Avenida das Cataratas e funciona como espaço para venda de alimentos, em especial hortifrutigranjeiros, produzidos na região. A entidade reúne cerca de 80 produtores - e apenas uma parte, aproximadamente 15, entrega os produtos regularmente. Este compromisso parcial afeta o modelo de negócio e é um dos problemas percebidos pela equipe envolvida no projeto. "A construção de diferentes mecanismos de mercado de alimentos, como o mercado local, com feiras, a loja e venda direta e o mercado institucional, é essencial para fortalecer a agricultura familiar na região e a geração de renda dos produtores. O compromisso dos produtores - tanto no planejamento da produção quanto na organização social - e a presença de políticas públicas é fundamental", explica o professor.



A diversificação da produção foi uma necessidade apontada pela equipe do projeto. Um diagnóstico desenvolvido pelos bolsistas Matheus Assunção e Andrea Haro, ambos de Ciências Econômicas da UNILA, Onofre Junior, do curso de Nutrição da Unioeste, e Ezequiel Pereira, graduado em Engenharia Ambiental pela FDC, e apresentado à Associação, entrevistou representantes de 21 estabelecimentos da região, sendo 16 unidades familiares e cinco unidades de panificação.



Dentre as estratégias para aumento na comercialização, destaque para os alimentos orgânicos e a internet. Em forte expansão, o mercado de produtos orgânicos vem sendo o aliado da Associação. "Nossos consumidores mais fiéis buscam produtos orgânicos. Se tivéssemos produção maior, com certeza venderíamos tudo", afirma a associada Larissa dos Santos. A estratégia de venda online contou com o apoio dos bolsistas da UNILA. A loja virtual, lançada recentemente, pode ser acessada pelo site www.coafaso.com.br. A ferramenta virtual permite que os produtos cheguem à casa do consumidor em até 24 horas da aquisição.



A análise de políticas públicas e a participação em editais para a comercialização de produtos em mercados institucionais e programas também vem sendo realizada com o apoio do projeto. Dentre as principais oportunidades, a consolidação da participação da Associação em programas nacionais como PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que prevê a contratação de produtos alimentares familiares para entes públicos, como escolas e creches. Apenas para atender ao PNAE, ou seja, escolas e creches do município, foram destinadas 1,2 mil tonelada de alimentos em 2013 e 700 toneladas até agora, em 2014.



Futuro

Alguns eventos no município e na região estão sendo pensados pela Associação com auxílio do projeto para estimular o debate sobre a importância de fortalecer a agricultura familiar, a produção agroecológica e o associativismo. Além disso, um evento internacional sobre o cooperativismo da agricultura familiar, que conta o apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário, do curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar da UNILA, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (UFRGS) e REAF-Mercosul está planejado para ocorrer nos dias 18 e 19 de setembro de 2014, em Foz do Iguaçu.


 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Bassani
Banner Einstein
Banner violência se limite
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego