banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
REFLEXÃO SOBRE O PETROLÃO
  Data/Hora: 10.set.2014 - 15h 23 - Categoria: Politica  
 
 
clique para ampliar

João Gualberto Jr.

Fonte: Tribuna da INTERNET - transcrito do Jornal O Tempo - A eclosão do escândalo da vez, que algum criativo batizou de “petrolão” nas redes sociais, dá oportunidade para várias dúvidas. A primeira delas é a lisura do veículo de comunicação que primeiro publicou os nomes citados pelo ex-diretor da Petrobras em suas delações na carceragem da PF em Curitiba. Todo mundo sabe (ou deveria saber) quais são os interesses da revista em trazer a público a seleta de políticos que teria recebido do esquema patrocinado pela estatal.

Agora, se os depoimentos de Paulo Roberto Costa são tão restritos, e se o teor é, depois das sessões, criptografado e guardado em cofre, como a publicação teve acesso a ele? Duas possibilidades: vazamento de autos sigilosos – o que é imputável a quem passa e a quem recebe – ou conspiração ficcional.


Consideremos apenas a primeira hipótese e, ainda assim, não passam de nomes impressos no papel que alguém ouviu e contou para alguém, e assim por diante. São denúncias muito graves, atolando gente graúda e que carecem de prova. Talvez elas venham no futuro em um processo judicial. Talvez.


DIZER A VERDADE

Convém ressalvar que Paulo Roberto Costa tem todos os motivos para dizer a verdade que lhe cabe na história. Ele não quer mofar por décadas na cadeia, a exemplo de Marcos Valério, e é de se supor que tenha boa intenção em cooperar. Já preso e depondo para federais e procuradores na expectativa de reduzir sua futura pena, por que o ex-diretor mentiria? No entanto, o que a revista trouxe no fim de semana é, de fato, o que saiu da “garganta profunda”?


Suponhamos que sim, que, realmente, os nomes e o “modus operandi” publicados e delatados coincidam. Que seleto clube de homens probos, não? O que não tem na lista é réu primário. São políticos já escolados no “modo repeat”: “são ilações”, “não conheço”, “não recebi” etc.


Se o esquema for verdadeiro, ao menos em parte, é coisa comparável ao mensalão mesmo, ou “petrolão”, já que é dinheiro sujo de óleo, em tese. No cerne de tudo, de novo, a necessidade de os partidos financiarem suas campanhas eleitorais nababescas – nós, brasileiros, temos que dar um jeito nesse ovo de serpente.

E A ELEIÇÃO?

Agora, a pergunta de R$ 1 milhão: a um mês da eleição, a história vai afetar o resultado do voto? Independentemente da parcela de verdade que ela carrega, tudo vai depender da capacidade da oposição, em especial o PSDB, de manter o assunto vivo e fresco na opinião pública. Isso é um desafio em época de campanha, em que fatos, boatos e dossiês se atropelam em questão de dias. Tentou-se o mesmo, há algumas semanas, com a denúncia de combinação de depoimentos na CPI. Assunto sepultado, assim como a morte de Eduardo Campos (não houve a intenção de fazer humor negro aqui). Logo, cabe também aos governistas ter habilidade e coesão de cozinhar a denúncia pelas vias formais e informais.


Porém, como o rol de nomes delatados deve ser um zoológico e a mancha de óleo tem potencial para respingar nas três principais candidaturas ao Planalto, por conveniência mútua, talvez se prefira o silêncio e a espera da resposta futura dos tribunais. (transcrito de O Tempo)

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Bassani
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner emprego