banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Capoeira, samba e pagode marcam recepção a atletas do Mundial de Rafting R4
  Data/Hora: 9.out.2014 - 17h 41 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Campeonato começa nesta sexta-feira, no Canal Itaipu; provas também acontecem nas corredeiras das Cataratas do Iguaçu

 

Fotos: Nilton Rolin/Itaipu Binacional - Uma cerimônia bem brasileira marcou a abertura do Campeonato Mundial de Rafting R4, na noite desta quarta-feira (8), no Canal Itaipu. Os cerca de 300 atletas provenientes de 19 países acompanharam um show musical com samba, pagode e roda de capoeira. Alguns até arriscaram dançar no palco. No final da cerimônia, os participantes assistiram à iluminação da barragem de Itaipu.

O Mundial de Rafting começa nesta sexta-feira (10), no Canal Itaipu. Também haverá provas no fim de semana – no domingo, a disputa é nas corredeiras das Cataratas do Iguaçu. A competição volta na próxima semana, na sexta, sábado – em Itaipu – e domingo, nas Cataratas. Nos dias 17 e 18, as provas do Canal Itaipu serão transmitidas pela Sportv.

Na cerimônia de abertura, os jovens atletas participantes do Projeto Meninos do Lago carregaram as bandeiras dos 19 países de quatro continentes, ao som da banda do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado.

Participaram da cerimônia, autoridades ligadas ao esporte e representantes de Itaipu. O diretor-geral brasileiro de Itaipu em exercício, Airton Dipp, deu as boas-vindas aos atletas. “Nosso foco é produzir energia, mas também cuidamos da integração regional e não há melhor maneira de se fazer isso do que com o esporte”, afirmou.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schertner, competir em Foz do Iguaçu é um privilégio para os atletas. “O Canal Itaipu é a nossa casa e as Cataratas do Iguaçu vão levar as belezas naturais do Brasil para todo o mundo.”

     No encerramento da cerimônia, o presidente da Federação Internacional de Rafting, Joe Willis Jones, falou sobre o esforço de dois anos para preparar o evento em Foz do Iguaçu. Ao final do discurso, ele declarou aberta a competição.

        

Clima de integração

A miscelânea de idiomas, sotaques e culturas não foi empecilho para que o clima de festa contagiasse os atletas já na abertura da competição. Ao som de samba e pagode, muitos subiram no palco para mostrar que também têm samba no pé.

“Ticos! Ticos! Ticos!”, gritou um grupo de costarriquenhos em referência ao apelido dado às pessoas provenientes daquele país. “Competir numa hidrelétrica vai ser incrível”, disse o atleta Roberto Ricardo Mendoza Ramires, da equipe Pró-rafting, que treina no Rio Naranjo, na cidade de Quepos, Costa Rica. “Também fico imaginando estar nas corredeiras com as cataratas em nossas costas”.   

  

Volta para casa

Para a brasileira Fernanda Caroline Cardias, 18 anos, disputar em Foz do Iguaçu tem um significado especial. Iguaçuense, ela começou a treinar canoagem no projeto Meninos do Lago, em 2008. Em 2011, montou uma equipe de rafting só “para ver o que que dava”. Foi tão bem, que a seleção de Nova Roma do Sul, do Rio Grande do Sul, chamou a atleta para treinar.

Hoje, o Rio das Antas, onde a equipe treina, é sua segunda casa. Fernanda integra a equipe Xícara Maluka, que vai disputar na categoria Sub-19. Os atletas de Nova Roma, aliás, são os únicos brasileiros a competir em duas categorias – os meninos da Cia da Aventura, do mesmo clube, vão disputar no Sub-19 masculino.

 “Para mim é uma responsabilidade bem grande competir em casa”, disse Fernanda. É a primeira vez que ela volta ao Canal Itaipu depois de se mudar para o Rio Grande do Sul. “Conheço muito bem o canal e posso dar umas dicas para o técnico para irmos bem na competição.”

História, os gaúchos têm. As meninas do Xícara Maluka são tricampeãs brasileiras no Sub-19 e, ficaram em segundo no Mundial na Nova Zelândia, em 2012. Os garotos da Cia Aventura são os atuais campeões brasileiros. A torcida é que o pódio do Sub-19, no masculino e no feminino, tenha um pouco das cores verde e amarelo.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner emprego