Campanha
incentiva a postar fotos e vídeos em 11 de novembro, aniversário de consagração
das Cataratas do Iguaçu como uma das novas maravilha da natureza
Uma ação
mundial nas redes sociais, no dia 11 de novembro, marcará o aniversário da
consagração das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da
Natureza. A ação está sendo desenvolvida no Brasil e na Argentina pelos comitês
locais que organizaram a campanha vitoriosa para que as Cataratas tivessem este
reconhecimento mundial por sua beleza cênica e pela diversidade natural.
A
ideia é que pessoas de todos os países, nesse dia, postem fotos ou vídeos das
Cataratas em seus perfis nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twetter e
Youtube, além do WhatsApp, utilizando a hashtag #cataratasday.
Interatividade
“A campanha permite interagir com o público do
mundo inteiro que visita as Cataratas e é também uma forma de mantermos vivo na
memória das pessoas o título de uma das novas sete maravilhas da natureza”,
afirma Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu e
presidente do Fundo Iguaçu, coordenador da campanha Vote Cataratas, no lado
brasileiro.
“A
intenção é viralizar o máximo possível”, diz Marcelo Almada, que foi o
coordenador argentino do Voto Cataratas. Na Argentina, a Província de Misiones
instituiu 11 de novembro como Dia Provincial do Turismo, em reconhecimento à
consagração das Cataratas.
Ação no Parque
Para
incentivar a participação do público, a Comunicação Social de Itaipu preparou
peças em várias línguas para divulgar em todas as redes sociais. As peças
incluem posts para as redes sociais, um avatar e um vídeo.
No
dia 11, serão convidados blogueiros, tweeteiros e outros usuários de redes
sociais para participar de uma ação dentro do Parque Nacional do Iguaçu, para
fazerem de lá suas postagens.
Em
Purto Iguazú, na Argentina, as comemorações, com apoio da Secretaria de Turismo
da Província de Misiones, incluirão, na noite de véspera, um recital gratuito
ao ar livre do grupo Los Nocheros e a eleição da Rainha das Cataratas Maravilha
do Mundo.
A eleição
A
consagração das Cataratas do Iguaçu entre as Novas Sete Maravilhas da Natureza
culminou um processo de escolha iniciado em 2007, quando 440 atrações de 200
países foram inscritas na disputa.
Em
2009, um "júri de experts" (composto por sete pessoas, entre elas um
ex-diretor da Unesco e o próprio presidente da Fundação 7 New Wonders, Bernard
Weber), escolheu as 28 finalistas.
Recorreu-se,
então, ao voto popular para decidir quais seriam as Novas Sete Maravilhas da
Natureza. Milhões de pessoas participaram do sufrágio, votando via internet,
mensagens de celular e também por ligações telefônicas.
Os eleitos
No
dia 11 de novembro de 2011, a New 7 Wonders anunciou os vencedores da eleição.
Além das Cataratas do Iguaçu, as novas maravilhas são a Amazônia, Baía de
Halong (Vietnã), a Ilha de Jeju (Coreia do Sul), o Parque Nacional de Komodo
(Indonésia), o rio subterrâneo de Puerto Princesa (Filipinas) e a Table
Mountain (África do Sul).
A
Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de
potência instalada, a Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e
renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 17% de
toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Em 2013, superou o
próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035
megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão
empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e
ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico,
sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro
chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor
desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo,
impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.