banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu cria peças para a Campanha Criança Cidadã.
  Data/Hora: 17.nov.2014 - 20h 12 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

A Itaipu Binacional é parceira da Campanha Criança Cidadã - Toda Criança tem Direito ao Registro Civil de Nascimento, que será lançada nesta segunda-feira (17), às 10h30, no Palácio da Justiça, em Curitiba.

 

A Divisão de Imagem Institucional (CSII.GB) da Comunicação Social da Itaipu é a responsável pela criação das peças publicitárias da campanha, que tem como mote “Nenhuma criança quer ser invisível”. Para o trabalho foram confeccionados 5 mil cartazes no formato A3, que serão distribuídos nos cartórios do Paraná para a divulgação da campanha, além de spots de rádio e comerciais de televisão e internet.

  

 

De acordo com a campanha, com o registro civil de nascimento, as crianças passam a existir perante a lei. Todo mundo tem direito a um nome. Mas só o registro civil de nascimento faz do seu filho realmente um brasileiro, com todos os direitos. Não vamos deixar nossas crianças sem registro.

  

A iniciativa é do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg) e do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen).

 


Além da Itaipu, também apoiam a iniciativa a RPCTV e a Associação das Emissoras de Rádio do Paraná (Aerp).

 

A campanha tem como objetivo zerar os índices de crianças sem registro civil no Paraná, estado que já é referência nacional no combate do sub-registro. Serão feitos mutirões pelos cartórios até o dia 8 de dezembro, Dia Nacional da Justiça. Pessoas de todas as idades poderão fazer o documento. O serviço é gratuito.

 

Reconhecimento

  

A ausência do registro civil de nascimento, o chamado sub-registro, impossibilita a matrícula em escola e dificulta acesso a programas sociais. Dados do IBGE de 2010 estimam que 1,8% da população do Estado não tem o registro.

 

Por meio do registro civil de nascimento, as crianças conseguem obter os demais documentos, que possibilitam o exercício de direitos civis (casar-se no civil, registrar o óbito), políticos (votar e ser votado), econômicos (abrir conta em banco) e sociais (receber certificação escolar, obter benefícios de programas sociais e trabalhar com carteira assinada).

  

Sub-registro 

O conceito de sub-registro é aplicado para os casos em que o nascido não é registrado no mesmo ano do nascimento ou até o terceiro mês do ano seguinte. As principais causas apontadas para que isso aconteça são: mulheres à espera do reconhecimento paterno de seus filhos, o custo de deslocamento, o desconhecimento sobre a importância do registro, a ausência de cartórios em algumas regiões, entre outras.

  

O direito de a criança brasileira ser registrada imediatamente após seu nascimento está de acordo com o Artigo 7 da Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas – órgão das Organizações das Nações Unidas (ONU) – e ratificada pelo Estado Brasileiro em 1990.

 

Além da Convenção da ONU, o registro civil é também um direito estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), conforme Artigo 10, inciso IV, que assegura a obrigatoriedade de que hospitais e outras unidades de saúde forneçam uma declaração de nascimento em que constem “as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato”.

 

Itaipu apresenta a campanha para o projeto Criança Cidadã, do Tribunal de Justiça

O direito ao Registro Civil de Nascimento a todos os brasileiros é o objetivo da campanha Criança Cidadã, apresentada hoje (17) no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). A iniciativa é do TJ-PR, da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg) e do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen). Além delas, a Itaipu Binacional se responsabilizou pela parte publicitária da campanha, e a RPCTV e a Associação das Empresas Radiofusoras do Paraná (Aerp) endossaram a iniciativa. A solenidade aconteceu no Salão de Atos da Presidência, na sede do TJ.

"Temos hoje pouco menos de 1,8% das crianças do Paraná sem certidão de nascimento. Não podemos nos acomodar com esse número, que é baixo. Vamos erradicar o sub-registro no Estado" afirmou o presidente do TJ, Guilherme Luiz Gomes. A campanha realiza um mutirão que vai até o dia 8 de dezembro, quando é comemorado o Dia da Justiça, e clama os cidadãos com filhos sem certidão a procurar cartórios para o registro gratuito. De acordo com a mensagem, o registro é importante porque garante o reconhecimento da criança perante a lei, com todos os seus direitos assegurados. De acordo com Ricardo Leão, da Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), o esforço será concentrado principalmente em regiões com índice de desenvolvimento mais baixo, como comunidades indígenas e quilombolas.

Em nome do diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, o diretor jurídico César Ziliotto elogiou a iniciativa do TJ. "Quando a idéia é boa, ela aglutina, e por isso buscamos integrar essa campanha. E mais importante que a iniciativa é o exemplo. Que essa ideia seja replicada no restante do país, principalmente em regiões mais preocupantes que o Paraná nesse quesito".

Logo em seguida, o superintendente da Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, apresentou as campanhas para TV e rádio da campanha Criança Cidadã, que serão veiculadas, respectivamente, na RPC-TV e nas mais de duzentas emissoras de rádio associadas à Aerp. "Produzimos também seis mil cartazes que serão enviados aos fóruns no Estado, flyers para a Polícia Militar do Paraná e peças para redes sociais e e-mail marketing" detalhou.

Ao final, o presidente do TJ elogiou a eficiência do projeto de comunicação desenvolvido pela Itaipu Binacional e as instituições associadas assinaram um termo de compromisso. Além de representantes das entidades parceiras, a solenidade também contou com diversos desembargadores e magistrados, com a primeira-dama de Curitiba e secretária da Fundação de Ação Social, Márcia Fruet e com representantes da Polícia Militar do Paraná, que fará o suporte logístico da operação.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Bassani
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Mirante