banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Curso de Administração e Políticas Públicas da UNILA será o primeiro no país a contemplar nova regulamentação da área
  Data/Hora: 29.nov.2014 - 9h 59 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Está previsto para ter início no primeiro semestre de 2015 o curso de graduação em Administração Pública e Políticas Públicas da UNILA. Voltado a estudantes de toda a América Latina, o curso pretende formar bacharéis aptos a fortalecer a institucionalização, profissionalização e reflexão sobre a administração e as políticas públicas. A carreira também quer explorar questões relacionadas ao papel do Estado no processo de desenvolvimento e integração do continente. Os egressos poderão atuar nos governos municipais, estaduais e federais, além de empresas públicas, câmaras legislativas e organizações não governamentais.


O grupo que desenvolveu o Projeto Político Pedagógico do Curso – formado por docentes da UNILA e professores convidados da UFRGS – teve a preocupação de incluir as novas diretrizes curriculares dos cursos de Administração Pública, que estão vigentes desde janeiro de 2014. “Vai ser o primeiro curso do país que obedece à nova regulamentação da área. O nosso projeto já está servindo de referência para cursos de outras instituições que, embora tenham vários anos de atividades, estão precisando de reformulação e atualização”, explicou a professora Cláudia Soares, integrante da comissão de implantação do curso.


Os alunos poderão optar entre duas ênfases. A ênfase em Administração Pública é voltada para a formação de profissionais que irão atuar nas áreas de orçamento, planejamento e gestão e, por isso, conta com uma carga horária maior de disciplinas de Direito e sobre normativas e especificidades de gestão. Já a ênfase em Políticas Públicas é mais interdisciplinar e tem uma preocupação em formar profissionais capazes de refletir, construir e executar as políticas públicas.


Nas duas ênfases todas as reflexões e atividades terão foco no desenvolvimento socioeconômico e na integração dos países latino-americanos. “As teorias da administração pública e de elaboração de políticas são universais. Mas o curso tem entre seus objetivos, como todos os cursos da UNILA, olhar especificamente para a realidade e a estrutura que encontramos nos países latino-americanos”, disse Cláudia.

O curso de bacharelado em Administração Pública e Políticas Públicas será ministrado em regime semestral, totalizando 10 semestres letivos. A carga horária total é de 3.300 horas. O processo seletivo para alunos brasileiros será realizado via Sistema Integrado de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a nota do Enem para classificação dos candidatos.


Novos cursos


A UNILA conta, atualmente, com 17 cursos de graduação. Em 2015, a Universidade implantará 24 novos cursos, sendo que 12 irão iniciar no primeiro semestre e 12, segundo. Atendendo à política do Ministério da Educação e à missão da UNILA, a abertura desses novos cursos visa contribuir para o desenvolvimento regional e da América Latina, ampliando o acesso ao ensino superior público. Os cursos noturnos, licenciaturas, cursos na área da saúde, engenharias e pedagogia são algumas das possibilidades a serem oferecidas pela Universidade para a formação de profissionais qualificados.



 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner emprego
Banner Einstein
Banner violência se limite