banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Nova licenciatura da UNILA visa formar educadores na área de História
  Data/Hora: 12.dez.2014 - 13h 44 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

A UNILA ofertará, a partir do primeiro semestre de 2015, o curso de licenciatura em História. A graduação tem o objetivo de formar professores com sólido conhecimento das diversas visões históricas sobre a América Latina. O egresso poderá atuar como professor da disciplina no Ensino Fundamental e Médio, em escolas das redes pública e privada, e como produtor e consultor de materiais didáticos. Além disso, poderá participar de projetos culturais integradores nos mais diversos âmbitos (governo, instituições, sociedade civil) e de projetos educacionais relacionados à história, memória e patrimônio.

 

A licenciatura surge a partir do processo de amadurecimento do curso de bacharelado em História, que funciona na UNILA desde 2011. A abertura da licenciatura vai ao encontro a demanda da sociedade por aumento de vagas no ensino público superior e representa uma iniciativa para diminuir a falta de professores de História na educação básica. Somado a isso, os fatos de que, no plano local e regional, não há um curso de licenciatura em História em instituições públicas (o mais próximo está a 160km), e de que há a demanda latente pela licenciatura na instituição por parte de estudantes do bacharelado.

 

São dois princípios constitutivos do curso: a interdisciplinaridade e a valorização da diversidade étnico-cultural. A grade curricular abrange disciplinas do ciclo comum de estudos (que trabalham elementos como idioma, estudos iniciais e interdisciplinares sobre América Latina e metodologia de pesquisa), de pedagogia, além de referentes à história da América Latina, do Brasil e do Paraná (com ênfase na Região Trinacional), e à História e Cultura afro-brasileira e indígena.

 

No total, o curso terá 2975 horas-aula, distribuídas em oito semestres. As aulas serão no período noturno, na UNILA Centro, que fica na Alameda Rui Ferreira, 164. O processo seletivo para alunos brasileiros será realizado via Sistema Integrado de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a nota do Enem para classificação dos candidatos.

 

Novos cursos

 

A UNILA conta, atualmente, com 17 cursos de graduação. Em 2015, a Universidade implantará 24 novos cursos, sendo que 12 irão iniciar no primeiro semestre e 12, segundo. Atendendo à política do Ministério da Educação e à missão da UNILA, a abertura desses novos cursos visa contribuir para o desenvolvimento regional e da América Latina, ampliando o acesso ao ensino superior público. Os cursos noturnos, licenciaturas, cursos na área da saúde, engenharias e pedagogia são algumas das possibilidades a serem oferecidas pela Universidade para a formação de profissionais qualificados.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner emprego
Bassani
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner Mirante