banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Compras e contratações da UNILA têm crescimento de 385% em 2014
  Data/Hora: 17.dez.2014 - 8h 20 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar
Compras e contratações da UNILA têm crescimento de 385% em 2014
 
 
A UNILA deve fechar o ano totalizando cerca de R$ 64 milhões em compras e
contratações, um crescimento de 385% em relação ao volume registrado em 2013, que
foi de R$ 13.179.953,71. “Passamos para um outro patamar em capacidade de aquisição
e de qualificação, mas ele será ainda melhor com a participação de todos, inclusive dos
docentes, que são detentores de conhecimentos específicos tão necessários para o êxito
das nossas aquisições”, diz o reitor da UNILA, Josué Modesto dos Passos Subrinho. Do
volume total, os laboratórios receberam investimentos de, aproximadamente, R$ 7
milhões em equipamentos e insumos e outros R$ 22 milhões estão em fase de licitação;
a Biblioteca recebeu mais de R$ 4 milhões para aquisição de títulos.
 
Para o pró-reitor de Administração, Gestão e Infraestrutura (PROAGI), Luiz Marcos de
Oliveira Silva, a execução completa do orçamento deste ano “é um sinônimo de eficiência
e eficácia na área administrativa”. “As demandas tendem ao infinito, mas o orçamento é
finito. Igualar orçamento e execução é o primeiro passo para demonstrar eficiência”,
opina.
 
Planejamento
 
Entre as diversas compras e aquisições, Silva destaca as licitações para serviços de
vigilância e limpeza – realizadas pela primeira vez; serviços de impressão – o número de
impressoras foi multiplicado por dez; ampliação da frota, com a aquisição de 15 veículos,
entre eles um ônibus – outros cinco ônibus estão previstos em licitação, que está em
andamento juntamente com mais 25 veículos; e compra de quase R$ 9 milhões em
equipamentos de áudio, vídeo e fotos, para atender as demandas da Secretaria de
Comunicação Social (SECOM) e do curso de Cinema e Audiovisual.
 
O planejamento das compras e aquisições é um aspecto importante para garantir a
efetividade dos projetos, sejam eles administrativos ou acadêmicos. Para melhorar esse
quesito, a PROAGI implementou, nesse ano, uma ferramenta importante: o calendário
anual de compras. Com o calendário, a ideia é disseminar, na Instituição, a necessidade
de planejamento a médio e longo prazos. No calendário de 2015, deverão ser apontadas
as necessidades a serem atendidas em 2016. O prazo, explica Silva, leva em conta o
tempo que cada licitação demanda, com aprovações em diversos setores e, ainda, a
possibilidade de, em um primeiro momento, não haver fornecedores interessados, o que
demanda reiniciar todo o processo. “Lançamos o calendário anual de compras, que
poderá sofrer modificações no decorrer do tempo com a inclusão de novos itens. Vamos
ter um catálogo de materiais que as pessoas poderão adaptar para, ao longo dos anos,
adquirir as características próprias da Universidade”, explica o pró-reitor.
 

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018