banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
UNILA terá curso de Serviço Social em 2015
  Data/Hora: 5.jan.2015 - 13h 46 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

O curso de graduação em Serviço Social, que será ofertado pela UNILA a partir do primeiro semestre de 2015, visa formar pesquisadores e profissionais críticos e criativos, comprometidos com a análise de políticas sociais e a intervenção em questões sociais diversas. Esta preparação profissional estará voltada ao desenvolvimento e gestão de políticas sociais e à garantia de direitos humanos, civis, sociais e políticos, na perspectiva de redução das desigualdades sociais e aprofundamento da democracia e cidadania na América Latina e Caribe. A troca de conhecimentos e experiências entre estudantes de diferentes países será um diferencial, possibilitando conhecimentos que poderão gerar melhores políticas sociais.

 

O profissional atuará em órgãos públicos e privados, fazendo a interface com a população, sendo capaz de diagnosticar e propor alternativas, avaliar a política social, implementar e problematizá-la. “O egresso trabalhará com a problematização do papel do Estado na reprodução de nossa sociedade e com distintas expressões que a questão social assume nessa reprodução, bem como a análise crítica das políticas públicas que são implantadas para atender essas expressões”, explica a professora Marina Gouvêa, presidente da Comissão de Implantação do curso. Em virtude da missão da UNILA, a graduação deverá abordar não apenas as problemáticas da realidade social brasileira, mas também os problemas da realidade latino-americana e caribenha.

 

O curso responde a uma lacuna na região quanto à educação superior pública na área – já que existem apenas cursos particulares - e sua proposta é observar o Serviço Social a partir da região Trinacional. “Existe um significado particular do Serviço Social nesta região de fronteira, dada a dinâmica transfronteiriça. Há restrições ao usuário da política social quanto ao atendimento em outros países. As políticas brasileiras não necessariamente atingem o cidadão paraguaio. Mas pode haver uma rede de apoio diferenciada”, afirma Marina.

 

Serão oferecidas 50 vagas anuais no curso, que tem carga horária de 3.600 horas/aula, divididas em dez semestres. As aulas serão ministradas no período noturno. O processo seletivo para alunos brasileiros será realizado via Sistema Integrado de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a nota do Enem para classificação dos candidatos.

 

Novos cursos

 

A UNILA conta, atualmente, com 17 cursos de graduação. Em 2015, a Universidade implantará 24 novos cursos, sendo que 12 irão iniciar no primeiro semestre e 12, segundo. Atendendo à política do Ministério da Educação e à missão da UNILA, a abertura desses novos cursos visa contribuir para o desenvolvimento regional e da América Latina, ampliando o acesso ao ensino superior público. Os cursos noturnos, licenciaturas, cursos na área da saúde, engenharias e pedagogia são algumas das possibilidades a serem oferecidas pela Universidade para a formação de profissionais qualificados.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Bassani
Banner Mirante
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios