banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Legislativo Municipal: Primeira sessão Ordinária dá sinais de que Bons Ventos devem soprar e impulsionar Novos Tempos...
  Data/Hora: 2.fev.2015 - 20h 37 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Uma das novidades foi à presença do prefeito Claudiomiro da Costa Dutra, acompanhado de Secretários e Diretores prestigiando a primeira Sessão Ordinária do Legislativo, sobre o comando do presidente Claudio Rodrigues – preocupado, é claro, em tentar rever um quadro, que até o ano de 2015, não fazia parte da história política do município – a primeira vez que o prefeito que está no poder, não consegue fazer a presidência do Legislativo.

 

Destaque mais uma vez para o pronunciamento da Vereadora Nega da Aurora, que ao usar da tribuna demonstrou a mesma ousadia, coragem e determinação que mudou e resgatou o Legislativo como um Poder livre e independente. “Quanto ao processo de cassação do vereador Francisco Machado Motta, termina na próxima segunda feira o prazo regimental para que ele nos apresente o prontuário do seu internamento do Hospital Costa Cavalcanti, onde conste que ele se internou como paciente particular”.

 

“Estou ansioso para que o nobre vereador prove a sua inocência”, lembrou Nega. Para quem não se recorda, o Vereador Francisco Machado Motta, no ano passado foi investigado pelo Ministério Público e teve o seu mandato suspenso pelo Judiciário. Na época, o Ministério Público apurou de que ele usou da sua influência como Vereador e se beneficiou de uma cirurgia bariátrica que custou mais de R$ 30.000,00 aos cofres públicos.

 

Seis meses depois de a Prefeitura ter pagado a Conta – ao descobrir que estava sendo investigado pelo Ministério Público – ele se dirigiu até o Hospital Costa Cavalcanti e pagou o valor do seu próprio bolso, pedindo que fosse devolvido a Prefeitura Municipal o valor que já tinha sido pago. Já era tarde – o crime já havia sido cometido. Ele teve o seu mandato cassado pela Justiça, recorreu ao Tribunal e conseguiu uma liminar até que o Mérito seja julgado.

 

 

 

 

 

Com respeito às outras CPIs que estão tramitando na Casa, contra o prefeito Claudiomiro da Costa Dutra, a Vereadora lembrou que devido a vários erros que foram cometidos durante a sua instalação as mesmas estão sendo arquivadas: “Mas, posso adiantar para vocês que diante de tudo que já foi investigado pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas – diante de todas as provas que já temos em mãos – não há mais necessidade de se instalar CPIs – pois, as provas já existem. O que vamos é abrir uma Comissão Processante que depois de instalada o prefeito terá o prazo legal para a sua defesa. É tudo muito mais rápido, mais ágil”, afirma a Vereadora.

 

A menos de dois metros do Chefe do Executivo, fez o seu pronunciamento com desenvoltura e altivez. “Nós vamos fazer o nosso trabalho e o que a população espera de nós é que se faça Justiça nesta cidade”, pontificou.

 

 

 

No pequeno Expediente, além da leitura da Ata da Sessão Anterior, foi apresentada a Formação das Comissões Permanentes. Ambas aprovadas – na formação das Comissões Permanentes, o único voto contrário foi do ex-presidente Edson Ferreira.

 

Matérias do Executivo:

 

Projeto de Lei 05/2015 – Autoriza o Poder Executivo receber em doação áreas de terras do Condomínio Modelo, cuja finalidade é para o município realizar alienação ou permuta, a área mede 1.815,53m2. Aprovado pela tramitação...

 

Projeto de Lei 06/2015 – Concede incentivos para Empresas de Chapeação e Pintura a se instalarem no Parque Industrial – incentivo este como já foi dado das demais indústrias que lá estão. Aprovado pela tramitação...

 

Projeto de Lei 07/2015 – Institui Zona de Interesse Social em São Jorge, cujo objetivo e a implantação de um Conjunto Habitacional naquele Distrito – a área é de 14.000,00m2. Aprovado pela tramitação...

 

Matérias do Legislativo.

 

Projeto de Resolução 06/2014 – Institui Código de Ética e Decoro Parlamentar do Poder Legislativo de São Miguel do Iguaçu, de autoria do vereador Elton Somavila. Aprovado pela tramitação...

 

Requerimentos:

 

Aprovado por unanimidade o importante requerimento do Vereador Valdir da Silva, convidado o Diretor do Hospital Mãe de Deus para falar sobre a previsão da abertura do mesmo. “Esta é uma obra importantíssima para a nossa cidade – São Miguel não pode se dar ao luxo de apenas olhar para uma estrutura dessas sem poder usufruir dos seus benefícios”, justifica o Vereador.

 

Sobre o requerimento da Vereadora Nega da Aurora que solicitava ao Executivo Municipal melhorias para a Escola Anita Garibaldi de Aurora do Iguaçu o mesmo foi rejeitado por 4x3. Votaram contra os Vereadores Edson Ferreira, Elton Somavila, Marquinhos Murbach e Francisco Machado Motta. Votaram a favor a própria Nega da Aurora – autoria do requerimento - Quéti e Pitonho – faltou o voto do Vereador Menino que não compareceu a sessão.

 

Na hora da palavra livre, o vereador Elton Somavila, ao tentar justificar o seu voto contra a Escola – disse que só o fez por que o mesmo não constava na pauta (mesmo a secretária tendo lido-o no plenário) e não tinha sido discutido na reunião das comissões. O Vereador Quéti, fez uso da palavra condenando veementemente a rejeição do Requerimento – lembrando que eles não estavam rejeitando a ajuda a uma Escola: “Educação é educação aqui e em qualquer lugar deste país – educação são as nossas crianças...”, sentenciou.

 

Seguindo o mesmo raciocínio do Elton Somavila, Edson Ferreira, também lembrou que só votou contra por que o mesmo não constava na pauta. “Não posso votar a favor do que não está na pauta”, justificou. No final, por consenso, ficou definido que o requerimento voltará na próxima sessão novamente para ser aprovado.    

 

 

Texto Bíblico:

O texto bíblico foi lido pela Vereadora Nega da Aurora e ela lembrou a Oração do Fiel. “Inclinai, Senhor, vossos ouvidos e atendei-me, porque sou pobre e miserável... Protegei minha alma, pois vos sou fiel; salvai o servidor que em vós confia. Vós sois meu Deus...”

 

Essa é uma oração, que demonstra o quanto se faz necessário um trabalho profundo de atualização sobre os verdadeiros ensinamentos de Cristo – “Inclinai, Senhor, vossos ouvidos e atendei-me, porque sou pobre e miserável... Ao fazer uma afirmação como essa – “sou pobre e miserável” – está negando o seu maior tesouro, a própria VIDA... O primeiro passo é demonstrar a essa pessoa que o equilíbrio e a felicidade que ele tanto procura, está dentro dele mesmo... Volto a esse assunto na próxima sessão...

 

No final da sessão, o presidente Claudio Rodrigues, juntamente com os Vereadores Raulique Farias, Nega da Aurora e Valdir da Silva (Pitonho) se reuniram com professores e Diretores das CEMEis para falar e debater sobre o último aumento de 8% que foi dado aos professores.

 

Segundo Rosnete, o aumento dado pelo FUNDEB, sobre o qual todos os municípios deverão seguir, tendo em vista que estes valores são repassados pela União aos Municípios é de 13%. E em conjunto, ficou definido que uma Comissão formada por cinco representantes da Classe irão procurar o Executivo amanhã para discutir o assunto.

 

 

“Falei com o prefeito há pouco e ele me garantiu que não haverá problema – pois o mesmo está dentro do que determina a Lei”, explicou Rosnete. O presidente Claudio Rodrigues, por sua vez, disse ser solidário aos professores e se prontificou auxiliar no que for possível. “Nós aprovamos os valores que foram determinados pelo Executivo – mas, diante do que vocês estão nos passando, somos solidários e vamos tentar intermediar nesta questão”, disse ele.  

 

  • Marli Martins e nega ta pujado povo de aurora ta perdido voce prometeu mundo e fundo te a gora nada ne vai ter eleisois
    4 h · Curtir · 1
  •  
    Marli Martins de novo
    4 h · Curtir · 1
  •  
    João da Silva O trabalho exemplar que a Nega vem realizando no Legislativo, Marli Martins, é digno de louvor... Concordo com você que ela ainda não conseguiu levar nada para Aurora do Iguaçu, justamente pela sua atuação digna e combativa contra os desmandos da atual Administração... Mas, aguarde - NOVOS VENTOS ESTÃO SOPRANDO - e algo de novo deve acontecer em questão de dias...
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Mirante
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner violência se limite