banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Codefoz empossa nova mesa diretora
  Data/Hora: 10.abr.2015 - 11h 23 - Categoria: Foz do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Diretoria quer ampliar grandes conquistas da sociedade

 

Fotos: Marco Labanca - A importância da união da sociedade para o desenvolvimento da região trinacional marcou os discursos na posse da nova mesa diretora do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu). Cerca de 300 pessoas compareceram à solenidade, realizada no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional, nesta quarta-feira, 8.

 

O evento reuniu lideranças iguaçuenses, paranaenses, paraguaias e argentinas, da iniciativa privada e do poder público (Executivo, Legislativo e Judiciário). Em cada declaração, o tom de entusiasmo pelas conquistas nos dois primeiros anos de trabalho das mais de 150 entidades que transformam um antigo sonho da comunidade em realidade.

 

 

A nova diretoria tem como presidente Roni Temp; vice-presidente, Leandro Costa; e secretário, Gilmar Piolla. Os três sucedem a mesa diretora que esteve à frente do conselho em 2013 e 2014. A gestão anterior teve como presidente Danilo Vendruscolo; vice-presidente, Jorge Samek; e secretário, Jaime Nascimento.

 

Gratidão – Em seu discurso, Danilo Vendruscolo agradeceu as pessoas que doaram tempo para a comunidade. “O melhor caminho para construir uma região próspera é a própria sociedade se organizar, trabalhar e se doar. Hoje o Codefoz é o espaço legítimo, onde podemos debater e apresentar propostas de forma democrática, que visam, sobretudo, o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”, afirmou.

 

 

Já Roni Temp disse que ampliará a conciliação e o diálogo frente à presidência do conselho pelos próximos 12 meses. Em nome da nova diretoria, ele parabenizou os membros da gestão anterior pelos relevantes serviços prestados à sociedade iguaçuense e fronteiriça. “Temos o maior conjunto de ‘capital social’ da região trinacional dentro Codefoz para construir um futuro melhor para todos”, resumiu o empresário.

 

Trinacional – Vice-presidente do Codefoz em 2013 e 2014, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, lembrou as conquistas do município e fronteira nos últimos 12 anos, como os investimentos na infraestrutura turística e urbana, a retomada do turismo de compras, a criação do polo universitário e do parque industrial. “Os méritos e a responsabilidade pelo futuro são de todos”, afirmou.

 

O prefeito de Foz, Reni Pereira, que continua como presidente de honra do Codefoz, defendeu o desenvolvimento integrado trinacional. “Jamais podemos pensar em crescimento isolado de Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina). Esse pensamento agora está consolidado”, garantiu o prefeito. “O voluntariado quer fazer acontecer, potencializando as aptidões individuais em força coletiva”, completou.

 

Segundo o governador do Departamento de Alto Paraná, Lucho Zacarías, hoje a integração das fronteiras, o congraçamento e a trinacionalidade passam pelos conselhos irmãos. “Parece que finalmente seremos uma região trinacional, que vamos enfrentar nossos problemas todos juntos”, falou o governador do estado paraguaio.

 

Apoios – O presidente do Conselho Superior da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), Rainer Zielasko, por sua vez, enalteceu o desenvolvimento local, “do nosso bairro”, como base para o crescimento do país. Já o deputado estadual Chico Brasileiro exaltou a sensação de “pertencimento”. “As pessoas sentem que pertencem a um sonho maior, que pertencem ao Codefoz”, disse.

 

O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Unicoob, Jefferson Nogaroli, frisou a “força inabalável” da sociedade quando ela encontra o caminho para começar e concluir projetos. Para o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Mário César Costenaro, ferramentas como o Codefoz têm unificado as estratégias de competitividade e desenvolvimento da região.

 

Como participar? – O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu une as organizações públicas e privadas em torno de projetos e ideias que promovam o desenvolvimento sustentável da cidade e seu entorno. Sua atuação tem como princípios a ética, a união, o consenso, a continuidade, o engajamento social e o suprapartidarismo.

Toda reunião do plenário é pública, sendo o momento maior quando a população se reúne para aprovar as decisões coletivas em prol da cidade. Elas ocorrem na terceira quarta-feira do mês. Outro espaço de participação popular são as câmaras técnicas, nas quais ocorrem debates de base e nascem as propostas levadas ao plenário. 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner violência se limite
Bassani
Banner Mirante
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018