banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
BARBÁRA HELIODORA, A GRANDE TESTEMUNHA, TRADUZIU E INTERPRETOU A ESSÊNCIA DO TEATRO E DA ARTE QUE O TORNA ETERNO
  Data/Hora: 15.abr.2015 - 9h 38 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Pedro do Coutto

Exatamente, creio, o título sintetiza a emoção que atinge os leitores de seus textos sempre brilhantes e extraordinariamente marcantes a respeito da importância das peças e dos atores e atrizes que tornam o teatro eterno, uma vez que ele atravessa a história universal e conserva em si, e sua comunicação, a mesma magia desde os palcos da Grécia Antiga e de Roma, séculos antes de Jesus Cristo nascer e morrer.

 

Manteve-se assim, como a primeira manifestação de arte partindo do comportamento humano, após a mais profunda divisão do tempo, que faz agora 2 mil e 15 anos. Extremamente complexo, o teatro inclui com igual intensidade o texto literário e a forma interpretativa. O peso da qualidade distribui-se por igual nessas duas faces. Disse eu que o teatro resistiu a primeira divisão do tempo, inultrapassável com a crucificação da maior figura da humanidade, e acrescento que resistiu – e resiste – a uma segunda revolução no tempo: a invenção do cinema.

 

Muitos sustentaram que o teatro datado e superado a partir dos filmes, especialmente após filmes falados. A previsão não se confirmou. Foi adiada para as produções a cor. Também não aconteceu. O teatro continua vivo no mundo e no Brasil, mesmo depois da morte da grande dama, Bárbara Heliodora. Ao sair de cena, que era seu lugar na plateia e na redação de O Globo, ao descer o pano da memória, ela deixou como herança, junto com sua cultura, inteligência e sensibilidade, uma extraordinária contribuição ao teatro brasileiro. Suas críticas eram obras de arte dentro de outra arte. Descobertas. Revelações.

 

PRESENÇA NA PLATEIA

Através dessas descobertas e revelações, por intermédio da firmeza de suas teclas e clareza de seus textos, ela iluminava momentos de cultura eternizando desempenhos de atores e atrizes. Sua presença na plateia, para ela na verdade o seu palco, tornava-se um momento de extraordinária importância para o elenco, para a direção, para a produção acrescentando força ao compromisso que têm e mantêm com a qualidade. A intelectual Bárbara Heliodora amou o teatro como a si própria, Mas não somente isso. Ela colocava amor e ardor no que escrevia. Era, me parece, o compromisso que mantinha consigo mesma e com as testemunhas de sua existência, os leitores, fossem eles artistas, como Paulo Autran e Fernanda Montenegro, como Valmor Chagas e Cacilda Becker, como Sérgio Cardoso, cuja atuação como Hamlet, 1948, tanto a encantou. Aliás, estava ela, Heliodora no elenco.

 

A interpretação de Sérgio Cardoso, me lembro, foi muito diversa da que deu ao eterno personagem de Shakespeare o extraordinário Lawrence Olivier, no filme famoso exibido no Rio um ou dois anos depois. Claro que, antes do cinema, Olivier já tinha vivido Hamlet nos palcos de Londres e da Europa. Mas esta é outra questão.

 

A IMPORTÂNCIA DO ATOR

Falei em teatro, falei em cinema. No teatro, o ator passa mais que o diretor, como Paulo Autran disse certa vez numa entrevista à televisão.

 

Sim. Inclusive porque uma peça em cartaz por três meses exige que os personagens a interpretem de forma consecutiva, quase que diária. Esforço gigantesco, cada sessão uma nova experiência, um novo esforço. No cinema, não. As filmagens são aprimoradas e melhoradas antes de o trabalho ser concluído. No teatro, a cada abertura da cortina, um desafio novo a ser interpretado e vencido.

 

Bárbara Heliodora foi a grande intérprete a traduzir, para nós, leitores, a magia extraordinária do teatro. Nesse momento em que a cultura sofre uma perda enorme, ela, Heliodora, e o teatro se encontram na eternidade. Ela participou da história da arte como poucos que nesta vida tiveram o privilégio de escrever sobre o que amam.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner Mirante
Banner emprego
Banner Einstein
Banner violência se limite