banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Voluntários do Mundial de Canoagem Slalom sonham com Olimpíada
  Data/Hora: 24.abr.2015 - 11h 56 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 

Enquanto esse dia não chega, eles atuam nos bastidores na competição. Provas vão até domingo no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu

 

O sonho de um grupo que vem trabalhando nos bastidores do Campeonato Mundial Júnior ou Sub-23 de Canoagem Slalom, em Foz do Iguaçu, com certeza, é estar do outro lado da arena do Canal Itaipu, provavelmente dentro da água, disputando uma das medalhas da competição.

Mas, enquanto esse dia não chega, por um motivo ou outro - como ter a idade mínima para competir ou atingir um bom índice técnico -, esses atletas garantem a retaguarda do evento, atuando como voluntários.

Um grupo de 46 pessoas, a maior parte formada pelo programa social Meninos do Lago, desempenha várias tarefas, ao lado de acadêmicos de educação física das faculdades de Foz do Iguaçu.

Divididos em equipes, eles ajudam de diversas formas: na publicação dos resultados da competição nos murais, na logística da entrega de premiação dos atletas, no apoio à central de imprensa, com anotações dos tempos dos canoístas e suas equipes, como também na entrega e recolhimento de fichas para os árbitros.

“É uma grande oportunidade para esses jovens atletas. Aqui eles têm a oportunidade de conhecer ídolos da canoagem do mundo todo”, diz a auxiliar técnica do projeto Meninos do Lago e também voluntária no mundial, Amélia Fernandes, de 20 anos.

O voluntário Alejandro Morales, de 13 anos, integrante do Programa Meninos do Lago há um ano, atua como mensageiro e está adorando o trabalho. Ele é um dos responsáveis pela entrega e recolhimento das fichas dos árbitros. “Estar entre feras como Pepê, Felipinho, Léo e Negão, todos atletas da seleção brasileira, me inspira muito”, conta, entusiasmado. E complementa: “Eu aprendo muito assistindo às competições; espero um dia competir como eles e poder defender o Brasil”.

Feliz pela oportunidade de vivenciar de perto a competição, a mensageira voluntária Poliana Sofia, de 13 anos, está na torcida por Pepê e Ana [Ana Satila]. “Quero muito ver esses dois ganhando”, diz.

 

Meninos do Lago

O Projeto Meninos do Lago é um programa social da Itaipu que atende jovens de famílias de renda baixa de Foz do Iguaçu. Do projeto nasceu o Instituto Meninos do Lago (Imel), que os atletas representam nas competições oficiais.

Os parceiros do Imel são a Federação Paranaense de Canoagem (Fepacan) e a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Pela Itaipu, a gestão é feita por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA).

Criado em 2009, o projeto atende crianças e adolescentes dos bairros Vila C e Morumbi, com idade entre 7 e 18 anos, todos estudantes da rede pública de ensino de Foz do Iguaçu. A iniciativa está vinculada ao instituto homônimo e à Federação. Desde sua criação, 389 atletas passaram pelo Meninos do Lago.

 

Campeonato vai até domingo

O Campeonato Mundial Júnior e Sub-23 de Canoagem Slalom teve início nesta quarta-feira (22) e prossegue até domingo (26) no Canal Itaipu, com grandes nomes da canoagem mundial de 36 países. São 380 atletas, incluídos os que fazem parte da equipe brasileira.

O campeonato é patrocinado pelos apoiadores da canoagem brasileira: Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Itaipu Binacional, General Eletric e Ministério do Esporte.

 

Fotos: Alexandre Marchetti / Itaipu Binacional

https://discovirtual.itaipu.gov.br/index.php/s/NMfLPNp7BIYZoML

 

A Itaipu

 

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,2 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Bassani