banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
29/04: O DIA DA EDUCAÇÃO
  Data/Hora: 4.mai.2015 - 7h 30 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Por Cláudio Ribeiro Lopes

 

...estaremos calçados com as botas do conhecimento, com a farda da virtude, com o escudo do amor, com o capacete da sobriedade e, finalmente, com a espada do diálogo. Tremam, déspotas de plantão; 29/04/2015, Curitiba/PR e seu Centro Cívico jamais serão esquecidos! 29/04 não restará como o dia da vergonha, mas como o Dia da Educação!

 

Curitiba/PR, 29/04/2015. Professores, em sua maioria, e populares exercitavam sua cidadania, marchando em protesto contra a votação de um projeto de lei que implicava apropriação indébita de seu fundo de aposentadorias pelo atual governo do Paraná. Não bastassem as ações judiciais objetivando excluir desse processo o exercício da democracia pelos sujeitos interessados – os professores –, a polícia militar do Paraná, em cumprimento a ordem direta do governador, por meio de seu batalhão de choque, lançou-se contra os manifestantes no momento em que se aproximavam da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), a Casa do Povo, local em que seus representantes, em sua maioria, tratam de interesses particulares em detrimento da coisa pública. O tráfico de influência, mediante a distribuição, pelo governo, de cargos em comissão a amigos, parentes e familiares de deputados, bem como a institucionalização de um auxílio-moradia aviltante e imoral para todos os membros do judiciário paranaense nos dão o pano de fundo que colore essa votação (e outras que virão...).

 

Deveria eu, aqui, falar da vergonha que se viu e se noticia, com a absurda violência e os excessos praticados pela tropa, que cumpria uma ordem pouco ou nada legal contra os manifestantes. Deveria, ainda, dizer dos quase 200 feridos, 8 deles gravemente, os quais apenas tentavam exercer seu direito como cidadãos, num regime democrático e num Estado de Direito. Ou até mesmo falar sobre os 17 policiais militares, presos pela recusa em agredir os professores-manifestantes.

 

Mas, não. Falarei, aqui, sobre Educação e acerca do futuro. A todos aqueles que ainda creem que Política se faz por sobre e acima do interesse público verdadeiro, venho afirmar: não se trata de uma mera batalha vencida pelo implemento do caos, pela assunção da barbárie, pelo desenrolar do tapete da violência policial contra os educadores; trata-se, isso sim, de uma guerra. Essa guerra é travada dia após dia pelos professores. Nossas armas são o giz, a lousa, os cadernos e o diálogo. Nosso Exército é formado pelas crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. É a eles que devotamos nossas vidas, diariamente; é a eles que nos dirigimos/dirigiremos, todos os dias, denunciando gente, ideias e ações vis e autoritárias. É por eles que iremos desconstruir toda forma de pensamento vil, antidemocrático, perverso e desumano. É neles que depositaremos nossa esperança de que outros déspotas sejam impedidos de emergir. Eles os sepultarão da vida pública.

 

Para tanto, estaremos calçados com as botas do conhecimento, com a farda da virtude, com o escudo do amor, com o capacete da sobriedade e, finalmente, com a espada do diálogo. Tremam, déspotas de plantão; 29/04/2015, Curitiba/PR e seu Centro Cívico jamais serão esquecidos! 29/04 não restará como o dia da vergonha, mas como o Dia da Educação!

 

Cláudio Ribeiro Lopes: Professor do curso de Direito da UFMS – Campus de Três Lagoas/MS e Doutorando em Sociologia e Direito pelo PPGSD – UFF. E-mail: claudioloopes198@gmail.com

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite