banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Livro "América Latina – olhares e perspectivas" será lançado em Foz do Iguaçu, nesta terça-feira
  Data/Hora: 26.mai.2015 - 11h 21 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

O livro “América Latina – olhares e perspectivas” será lançado nesta terça-feira (26), às 18h, na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. A publicação reúne textos de professores e ex-docentes da UNILA, com olhares sobre temas latino-americanos, conectados à história social e política, à literatura, música, economia, integração continental e às políticas ambientais. Na ocasião, serão vendidos exemplares a um preço promocional de R$ 28.

 

A publicação nasceu nos corredores e em reuniões, para discutir o desenho de uma disciplina que não existia e não tinha modelos para nos inspirar: Fundamentos da América Latina. Para que não se perdesse no tempo tanta euforia intelectual, devíamos registrar, recuperar, guardar a memória desses dias. A experiência do coletivo nos fez sentir personagens dos murais latino-americanos; nosso livro é um afresco do começo da Universidade”, relata a professora de Literatura, Clara Suárez, que organiza o livro com os pesquisadores da área de Economia, Nilson Araújo e Gentil Corazza. Os docentes estarão no lançamento do livro, juntamente com os autores da obra.

 

Olhares e perspectivas latino-americanas

O livro aborda a questão da identidade latino-americana, da diversidade cultural, étnica e sexual. Apresenta um olhar sobre a música negra na diáspora e as relações com as práticas religiosas no rapgospel. Além disso, traz um entendimento sobre a gênese das posturas nacionalistas e universalistas dos compositores latino-americanos, no século 20, e sua conexão com o modernismo musical europeu. A publicação dedica um espaço, ainda, à literatura na América Latina – as vanguardas hispano-americanas e o modernismo brasileiro; e ao mundo das artes, desde o barroco latino e os deuses em barro de artistas locais.

 

Outras abordagens do livro são as relações da América Latina com os Estados Unidos, o tema da democracia no continente, a questão da independência, das crises, além das novas configurações do Estado na região latino-americana. As políticas ambientais e de organização do território também são estudadas, tendo em vista os complexos dilemas comuns, as novas formas de exclusão e a expropriação territorial. Está presente, portanto, uma reflexão e reavaliação do pensamento histórico-social e do universo artístico. Além disso, há um foco central na análise dos aspectos econômicos e do processo de integração da América Latina, em suas múltiplas dimensões, como a produtiva, a comercial, a social, a política e a cultural.

 

Nessa obra coletiva, muitas perguntas são formuladas: pode ser considerado desenvolvimento um processo que destrói os recursos naturais das futuras gerações latino-americanas? Quais as possibilidades do desenvolvimento econômico em um país de capitalismo dependente? Como a inserção internacional da América Latina interfere em seus processos de integração e desenvolvimento? Nesse ponto, discute-se o pressuposto fundamental de que quanto maior é a inserção subordinada da América Latina, no contexto da economia mundial, menores suas possibilidades de integração”, explica o professor Gentil Corazza.


 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner violência se limite