banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Ana Sátila faz história e Meninos do Lago conquistam três das cinco medalhas brasileiras no Pan
  Data/Hora: 20.jul.2015 - 15h 45 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

A jovem canoísta conquistou a primeira medalha de ouro feminina do Brasil na canoagem em Jogos Pan-Americanos. Meninos do Lago foram muito bem.

 

Foto: Alexandre Marchetti / Itaipu Binacional - Com apenas 19 anos, a canoísta Ana Sátila entrou para a história do esporte brasileiro, neste domingo (19), ao conquistar a primeira medalha de ouro feminina do Brasil na canoagem em Jogos Pan-Americanos. Integrante do Instituto Meninos do Lago (Imel) e da seleção permanente de canoagem slalom, que treina no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, ela venceu a prova de C1 (canoa simples), no Canadá. Até então, o País sequer tinha pódios femininos na modalidade.

Ana também trouxe a prata no K1 (caiaque simples). O iguaçuense Felipe Borges da Silva, participante do Projeto Meninos do Lago, foi outro atleta apoiado pela Itaipu a garantir lugar no pódio, com o terceiro lugar no C1.

Com o resultado, três das cinco medalhas da canoagem slalom brasileira no Pan do Canadá foram conquistadas por atletas Meninos do Lago, uma pelo Instituto e dois pelo Programa – que levam o mesmo nome e são mantidos pela Itaipu Binacional.

O resultado geral foi considerado excelente pela comissão técnica: a canoagem slalom brasileria conquistou pódio em todas as categorias disputadas. Foram, no total, um ouro, três pratas e um bronze.

Considerando também outras modalidades da canoagem (como a velocidade), o esporte se consagrou no Canadá como uma das maiores forças do Brasil no Pan-americano, com a conquista de três medalhas de ouro, seis de prata e cinco de bronze.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomasini Shwertner, isso é fruto de um longo caminho, que iniciou há mais de uma década. Para a canoagem slalom, segundo ele, um dos divisores de água foi a construção do Canal Itaipu, dentro da usina de Itaipu, que desde 2006 oferece “uma das melhores estruturas do mundo para a prática deste esporte e propiciou uma preparação de excelência para os atletas”.

Com a palavra, os medalhistas

Competindo no C1 feminino, Ana Sátila desbancou todas as concorrentes ao terminar a prova com o tempo de 113.01 segundos. Em segundo lugar ficou a norte-americana Collen Hickey, que fechou seu tempo com 18.42 segundo a mais que a brasileira. Ana avaliou as adversidades do local de disputa, um leito natural de um rio. "Fiquei impressionada com a pista, que era muito rápida. É diferente de uma corredeira artificial. Estou muito feliz com a vitória.”

No K1 feminino, a disputa foi mais acirrada. Ana ganhou a prata, mas por pouco também não levou a medalha dourada. Ela ficou a dois centésimos de segundo (97.94s) à frente da primeira colocada, a canadense Jazmyne Denhollander (97.92s).

Pelo C1 masculino, Felipe Borges trouxe o bronze com o tempo de 98.41 segundos. “Isso demonstra que todo o nosso trabalho e a estrutura que estamos tendo dão resultados. Não tenho dúvida de que nos Jogos Olímpicos em 2016 vamos buscar resultados muito bons”, ressaltou. A medalha de ouro ficou para o americano Casey Eichefeld, com o tempo de 92.80s, e a prata para o canadense Cameron Smedley, com 94.09s.

Quase o ouro

Pedro Henrique Gonçalves, o Pepê, fez o melhor tempo no K1 masculino, mas, por causa de uma penalidade ao tocar uma das balizas, teve dois segundos acrescidos ao seu tempo e terminou a prova em segundo (com 89.02s). O ouro foi para o norte-americano Michal Smolen, com 87.14s. “Estou muito contente com a minha descida na final, fiz o meu máximo, o que pude”, disse Pepê. “Fui o mais rápido e, apesar da penalidade, quero comemorar esta prata”, afirmou.

Outra medalha de prata foi obtida pela dupla Charles Corrêa e Anderson Oliveira, no C2 masculino. Eles terminaram a prova com 109.73 segundos. Quem ganhou o ouro foram os norte-americanos Devin Mcewan e Casey Eichefeld, com 106.95 segundos.

O instituto e o projeto

Resultado de uma parceria entre a Federação Paranaense de Canoagem e a Itaipu, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), o Projeto Meninos do Lago começou em 2008, com o objetivo incentivar a prática do esporte e a formação de atletas de alto rendimento que possam representar o País em competições internacionais.

Atualmente, oferece 120 vagas para a prática da canoagem slalom, no Canal Itaipu, a crianças e jovens matriculados em escolas públicas de Foz do Iguaçu. O projeto tem ajudado no fortalecimento da canoagem slalom do Brasil, com a formação de novos atletas e a elevação do nível técnico dos canoístas brasileiros.

O Imel é uma entidade de prática desportiva fundada em 2011 para representar os atletas do Projeto Meninos do Lago e canoístas de Foz do Iguaçu – inclusive os integrantes da seleção brasileira permanente, que tem sede na cidade – em competições nacionais e internacionais. O instituto se consolidou como a principal escola de canoagem slalom do Brasil e vem dominando o Ranking Nacional da Confederação Brasileira desde 2010.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,2 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Bassani
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios