banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
DESENVOLVIMENTO REGIONAL: Prefeitos dizem sim para Adetur e lindeiros selam parceria com as associações comerciais
  Data/Hora: 12.jul.2012 - 18h 8 - Categoria: Lindeiros  
 
 

Definições foram tomadas durante assembleia do Conselho dos Lindeiros. “Buscamos o desenvolvimento integrado”, disse a presidente Normilda

Ciliany Perdoná

AI Conselho dos Lindeiros

Os prefeitos de Entre Rios do Oeste, Elcio Zimmermann; Guaíra, Manoel Kuba; Mercedes, Vilson Schwantes; Santa Terezinha de Itaipu, Ana Carlessi; Pato Bragado, Normilda Koehler; e o vice-prefeito de Santa Helena, Edimar Santin, decidiram fazer parte, como membros contribuintes, da Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos Integrados ao Lago de Itaipu (Adetur Cataratas e Caminhos).

A proposta de contribuir com o valor fixo de R$ 2.600,00 anual (aproximadamente R$ 217,00 mensais), em uma única instância de governança, será oficializada em cada município por meio de projeto de lei que será encaminhado para as Câmaras de Vereadores para aprovação. Ao defender a importância da participação efetiva na Adetur, a coordenadora de Planejamento Turístico da Secretaria de Estado do Turismo, Caren Santos, destacou que o órgão passará a atuar no fortalecimento dos municípios lindeiros e na promoção do turismo da região de uma forma conjunta. “Os municípios só têm a ganhar”, reforçou Caren.

A questão financeira em aberto de Foz do Iguaçu com o Conselho dos Lindeiros, com relação ao atraso nas mensalidades e a revisão do valor pago mensal, também entrou na pauta da reunião. Em consenso, os prefeitos presentes à assembleia decidiram fazer uma contraproposta, à encaminhada pelo gabinete da Prefeitura de Foz, que informou a entidade por meio de ofício, que um dos caminhos é “ajustar as mensalidades a atual realidade econômica”. “Vamos encontrar uma solução que fique justa para ambos os lados”, disse a presidente em exercício dos Lindeiros e prefeita de Pato Bragado, Normilda Koehler.

Em setembro, esporte e aventura na região

Na tarde de segunda-feira, 9, no escritório em Santa Helena, Normilda conduziu uma reunião entre representantes do grupo de trilheiros e jipeiros do oeste, bem como os secretários de esporte e de turismo da região, equipe técnica dos Lindeiros, Adetur, Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e Polo Iguassu, com o objetivo de estimular a promoção de esportes de aventura, no mês de setembro, aproveitando a Semana Mundial de Turismo, Semana do Trânsito e Dia da Árvore.

De acordo com a presidente da entidade, a ideia é movimentar a região e ofertar aos moradores das cidades lindeiras uma nova opção de lazer e diversão. “Buscamos a integração”, disse Normilda ao destacar que a reunião foi um primeiro encontro para que a proposta seja analisada em cada município e, se houver interesse, seja colocada em prática. “Nosso próximo encontro será no dia 16 de julho, ocasião em que vamos verificar a possibilidade da realização dos eventos esportivos”.

((((box))))

Conselho dos Lindeiros propõe criação de GT

de Trabalho com as associações comerciais

O objetivo é o mesmo: desenvolver a região a partir de um trabalho conjunto. Foi com esta proposta que Normilda deu o tom da reunião que teve como participantes os presidentes e representantes das associações comerciais dos municípios lindeiros, da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

Segundo a presidente, uma das alternativas de maior aproximação e de resultados para a região, seria a criação de um grupo de trabalho (GT) com as associações comerciais, que teria como meta a identificação das necessidades coletivas e não mais individuais. “Precisamos ser ouvidos. Hoje não podemos perder tempo com ações isoladas, mas sim somar forças e mostrar que somos um grupo forte que busca melhorias”, ressaltou Normilda.

O vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), Sérgio Marcucci, que participou da reunião como representante da Caciopar e da Faciap, colocou-se à disposição como parceiro e mobilizador para as ações conjuntas. “Precisamos construir juntos um planejamento estratégico que contemple o desenvolvimento de nossa região. Mostrar que somos organizados e sabemos o que queremos. Sozinhos não temos força, mas juntos, somos poderosos”.

Entre as bandeiras de luta regional os participantes destacaram a melhorias das estradas, sinalização, ferroeste, incremento da representatividade política, entre outros.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner Mirante
Banner emprego
Banner Einstein
Banner pedrão 2018