banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
UNILA realiza 5ª Semana da Consciência Negra
  Data/Hora: 19.nov.2015 - 15h 0 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

A 5ª Semana da Consciência Negra e Diversidade Cultural será realizada entre os dias 26 e 28 de novembro, em Foz do Iguaçu. Na programação, palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos, oficinas, minicursos, mostra de filmes, atividades culturais, além de uma festa de confraternização.

 

O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da UNILA em parceria com os coletivos Afoxé Ogum Funmilayó, Afrovida, Ciranda Feminista e Maracatu Alvorada Nova e com o Núcleo Regional de Educação (NRE). As atividades, abertas à comunidade, serão gratuitas e a maior parte ocorrerá na UNILA Centro. Para receber certificação é necessário realizar inscrição neste link.

 

 

A programação terá início no dia 26, das 9h às 17h30, com uma atividade que envolverá equipes multidisciplinares das escolas, cuja responsabilidade é a implantação de componentes curriculares a respeito de relações étnico-raciais. A atividade será coordenada pela professora Edna Aparecida Coqueiro (SEED/PR) e contará com a participação dos docentes Angela Souza, Clóvis Brighenti, ambos da UNILA; e Adilson Manfrin, representando o NRE. O objetivo da atividade, segundo a pró-reitora de Extensão da UNILA, Angela Souza, é discutir elementos que compõem o plano de ação das escolas, no sentido de fortalecer ou implantar o que já existe. Representantes de, aproximadamente, 76 escolas da região devem participar.

 

Em seguida, às 19h, será a vez da mesa “Marcha das Mulheres Negras”, mediada pela discente Angélica Pereira (UNILA), e que contará com relatos de Cleci Martins (Afrovida), Cristiane Galdino (Afoxé) e Janaína Lopes (Coletivo de Mulheres Negras). O relato das participantes abordará, especialmente, suas experiências durante a Marcha das Mulheres Negras, que ocorrerá em Brasília, nesta semana. Um ônibus com representantes de cidades como Cascavel e Foz do Iguaçu, inclusive acadêmicos da UNILA, partirá para Brasília.

 

Na sexta-feira (27), acontece uma mesa com participação de lideranças de comunidades quilombolas, como Manoel Ciríaco dos Santos, de Guaíra; e do quilombo Apepu, de São Miguel do Iguaçu. A atividade será das 13h30 às 15h45 e será mediada pelo professor da UNILA, Marcos de Jesus Oliveira. Na sequência, a partir das 16h, a mesa “Diáspora afro-latino-americana” terá mediação dos docentes Waldemir Rosa e Mamadou Alpha Diallo, ambos da UNILA.

 

Destaque na programação, a professora salvadorenha Anny Ocoró Loango, da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), ministrará a conferência “Afrodescendientes y La Educación desde la Perspectiva Latinoamericana”. A palestra terá início às 19h. Logo após, será realizado um cortejo com música e dança, que partirá da UNILA Centro até a Praça da Paz.

 

Apresentações

A Semana acontecerá depois do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. “Colégios e outros coletivos realizarão, nesta semana, uma série de atividades referentes à data, das quais participaremos. No entanto, não quisemos gerar concorrência entre os eventos, por isso faremos na semana que vem”, explica Angela. A UNILA contribuirá ainda com a realização de oficinas de bonecas negras Abayomi, de confecção de turbantes, de dança afro e de tranças, todas ministradas por estudantes da Universidade. Além disso, acadêmicos realizarão uma mostra de filmes em escolas, e o professor João Roberto Barros II irá ministrar o minicurso “Racismo em três perspectivas – Kant, Foucault e Quijano".

 

O encerramento das atividades da Semana da Consciência Negra será durante a Festa Black, que acontece no sábado (28), a partir das 21h, na Esquina Cultural (Rua Minas Gerais, 333 – Jd. Maracanã). A festa será com o DJ Mano Zeu e o Grupo Sin Fronteras. Para mais informações, confira a página do evento no Facebook.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Bassani