banner itaipulândia junho

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Comunidade se reúne para ajudar a construir o novo Parque Monjolo
  Data/Hora: 19.jul.2012 - 17h 19 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Os problemas do presente versus as esperanças para o futuro: é expondo suas necessidades e expectativas que os moradores das redondezas do Parque Monjolo, em Foz do Iguaçu, dão os primeiros passos rumo à revitalização do parque e da microbacia do Rio Monjolo. Desde terça-feira, eles vêm participando das Oficinas do Futuro, parte da metodologia do Programa Cultivando Água Boa, que será aplicada na região.

 

A primeira reunião foi na noite de terça-feira (17), na mesquita do Jardim Central. Na quarta-feira (18) foi a vez da Sociedade Islâmica e, nesta quinta-feira, será na capela Nossa Senhora de Fátima. No dia 26, está programada uma reunião na praça central.

 

Nas reuniões, os moradores debatem os problemas da região para construir o painel dos desafios. Depois, montaram a árvore da esperança, com tudo que desejam que haja no parque após a revitalização.

 

“Durante as oficinas pudemos observar que muitos dos sonhos da comunidade já estão previstos no convênio existente entre a Itaipu e a Prefeitura”, disse Gilmar Secco, assistente da Diretoria de Coordenação, que está acompanhando as atividades. “Outros, apesar de não estarem previstos, podem ser resolvidos pelo comprometimento de alguns parceiros e, a maioria deles, pela própria comunidade”, completou.

 

O objetivo dessas oficinas é conscientizar a população para que eles se tornem agentes da mudança, não dependendo apenas do poder público para manter o parque em boas condições. As atividades que serão desenvolvidas estão previstas no convênio firmado entre a Itaipu e a Prefeitura Municipal.

 

A segunda fase das Oficinas do Futuro acontece nos mesmos locais das oficinas anteriores, nos dias 9, 16, 28 e 29 de agosto. Toda a população é convidada a participar dos encontros, que acontecem pela primeira vez em uma região metropolitana. Até então, apenas os 29 municípios da Bacia do Paraná 3 participantes do Cultivando Água Boa tinham participado das Oficinas.

 

A revitalização incluirá toda a área do parque, incluindo as sete nascentes de rios que existem no local. Além de uma limpeza completa, serão construídas ou restauradas passarelas, pontes, calçamentos e portais. Também serão instaladas lixeiras e uma academia para a terceira idade. O investimento total será de R$ 135 mil.

 

Além de ajudar com as ações de educação ambiental, a Itaipu vai colaborar nas obras e na divulgação do trabalho realizado no parque. A prefeitura de Foz do Iguaçu ficou responsável pela recuperação de nascentes, limpeza e pela instalação da academia. A Sanepar, por sua vez, fará o monitoramento da água durante todo o processo de revitalização.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner emprego
Banner Mirante
Banner violência se limite
Banner Exposição