banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Pela minha família, pelo meu filho e pelos meus netos, eu digo SIM, senhor presidente!
  Data/Hora: 18.abr.2016 - 8h 34 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

João Maria Teixeira da Silva

 

 

Apesar de ontem ter sido um dia histórico para o nosso país, confesso que entre o período das 16h00 às 18h00, fiquei ligado no canal do esporte assistindo o jogo entre o Bahia e o Santa Cruz, pelas semifinais da Copa do Nordeste.

 

Foto: Ilustrativa - internet - Enquanto as manifestações lá foram corriam soltas, principalmente nos grandes centros, 22 mil torcedores que pagaram ingresso, viram o Bahia cair diante da sua própria torcida pelo placar de 1x0, gol de grafite. No outro jogo, o Campinense venceu o Esporte por 1x0 e a decisão foi para os pênaltis.

 

Não assisti as cobranças dos pênaltis, levantei para desligar a televisão, quando intuitivamente passei para  a. E eis que me deparei com o início da votação do processo de Impeachment, começado pelo sul do país...

 

Já tinha colocado os tênis para dar uma andada, quando resolvi abortar a operação, tendo em vista que 90% dos deputados que proferiam os seus votos diziam, repetiam praticamente o mesmo jargão: “Pela minha família, pelo meu filho e pelo meu neto, eu digo SIM, senhor presidente!

 

Sentei no sofá e fiquei ali até as 11h20 da noite quando foi proferido o último voto...

 

Diante do resultado final, me convenci de que sem a ampla maioria no Congresso – mesmo que o Senado venha reverter essa situação e sepultar o Impeachment, o país vai continuar ingovernável e não vamos ter paz e muito menos crescimento econômico... Se vale ou não apena resistir, só os próximos meses, ou talvez, os próximos anos é que vai nos dizer...

 

Uma das coisas que mais me chamou a atenção, não foi com o que estava acontecendo lá no Congresso. O que mais me chamou a atenção foi uma releitura interior. Consegui me manter o tempo todo com a mesma energia, com a mesma convicção e com o mesmo ponto de vista que defendi desde que se instalou esse processo investigativo no Congresso Nacional.  

 

E mesmo depois do resultado avassalador a favor da instalação do processo de Impeachment, mentalmente continuei com a mesma serenidade, com a mesma paz de espírito que consigo obter quando sento para escrever sobre política local ou nacional, ou sobre qualquer outro assunto que estiver na pauta no momento...

 

E foi assim, com o coração pacífico, com a vontade de prosperar e viver em harmonia com todos ao nosso redor que sentei para escrever este texto. Como se estivesse relembrando as palavras do Mestre: “Bem aventurados são aqueles de coração pacífico por que eles herdarão a terra”.

 

Antes, porém, enfiei a mão no bolso para me certificar se tinha uns trocados para pagar uma aposta que fiz com o meu amigo Soler, cujo escritório fica em frente a nossa redação. Ele estava convicto desde outubro de 2014, quando 54 milhões de eleitores foram a Rua e votaram na Dilma que o Impeachment iria passar.

 

O que realmente me chamou a atenção nessa votação foram o prestígio e a consideração que a maioria esmagadora dos que disseram SIM, deram as suas próprias famílias. Poucos entraram realmente no mérito da questão antes de proferir o seu voto. Ou seja, se a Dilma cometeu ou não algum tipo de crime.

 

Foram poucos os que tiveram a coragem de dizer que essas pedaladas foram feitas antes no governo Fernando Henrique, no Governo Lula e que em 2015 foram feitas por 16 Governadores e entre eles, o próprio Beto Richa do Paraná... Ou seja, de que não há um fato concreto para fundamentar o pedido de impeachment.

 

Não vi ninguém dizer, por exemplo, que por detrás desta destituição da presidente está o fato que para enfrentar a crise financeira de 2008, em 2011, ela mandou baixar a taxa Selic, aquela que remunera os juros da dívida pública, que hoje é astronômica e que consome quase 80% de tudo o que produzimos...

 

Não vi ninguém dizer que por detrás desta manobra toda está o fato de que ainda em 2011, foi mandado também baixar através da Caixa e do Banco do Brasil, os juros do consumidor, além de congelar o preço da gasolina e da energia elétrica, o que incomodou todo o setor financeiro... Esse mesmo setor que financia as campanhas e troca de governo como se fossem trocar um de seus vestuários que estrategicamente mantém no armário para usar ao seu bel prazer...

 

Não deixe de ver a continuação dessa matéria ainda esta semana...  

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner Mirante
Bassani