banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
A marcha da memória do massacre ocorrido no dia 29 de abril reuniu 30 mil pessoas em Curitiba. Em São Miguel, ato também lembrou a data
  Data/Hora: 29.abr.2016 - 20h 57 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

O estrago político causado pelo massacre dos professores ocorrido no dia 29 de abril de 2015, continua fazendo eco não só pelos corredores do Palácio Iguaçu, como também, na mente e no coração de milhares de cidadãos de bem que vê na Educação o passaporte para um futuro melhor.  

 

A memória latente de bombas explodindo e o Governador ordenando o seu Secretário de Segurança Fernando Franceschini que desse ordens para a polícia bater e massacrar os professores, uma das classes mais respeitadas no mundo despertou novas lideranças e com elas o desejo de uma participação mais ativa na vida política municipal, estadual e federal.

 

Em Curitiba, a marcha reuniu mais de 30 mil pessoas, entre professores, estudantes, servidores estaduais e trabalhadores das mais diversas categorias. Um ato que visa relembrar a data e assim demonstrar a insatisfação da classe contra o governador Beto Richa e a sua política neoliberal que privilegia o TER, massacra e desrespeita o SER. (Foto de Joka Madruga - blogue do Esmael)

 

Em São Miguel do Iguaçu, para marcar a data, cerca de 50 professores da rede estadual mais afinado com a APP-Sindicato, se reuniram na esquina da Rua Farroupilha (próximo ao Banco do Brasil) onde participei com a exposição de três obras de artes, sendo que uma delas feita especialmente para marcar a data e as outras duas para demonstrar a importância da EDUCAÇÃO em nossas vidas.

 

Na coordenação dos trabalhos, o professor Ari Jarczeswki representante da APP Sindicato em São Miguel do Iguaçu, que lembrou a importância de manter viva essa data. “Muitos que gostariam de estar aqui hoje, viajaram para Curitiba para participar da grande marcha que está sendo realizada na capital, nesse momento. Apesar de estarmos aqui para relembrar um ato negativo e abominado pelas pessoas de bem que foi o massacre efetuado pelo Governador do Estado contra a nossa classe, temos que admitir que algo de bom renasceu entre nós. Vejo a classe muito mais unida desejando participar ativamente da vida social da comunidade como um todo e muitos professores se filiando em partidos políticos, inclusive”, lembrou Ari.

 

 

A professora Inês, Diretora do CEBEJA de Medianeira, também parabenizou a classe e pediu a todos que fizessem um minuto de silêncio em memória da professora Maria Luiza Carvalho, sepultada ontem em Medianeira.

 

“Perdemos um ser humano de extrema grandeza. A sua casa era a casa de todos. Desde o Pós doutor, o mais letrado, até o mais humilde trabalhador ela recebia com o maior carinho e sempre tinha um prato de feijão no seu humilde sítio. Humilde e cheio de riquezas”, lembrou, ressaltando ainda que Maria Luiza possa ter sido vítima do mosquito da Dengue e que não foi dada a prioridade necessária que casos como esse requer.

 

A professora Rosnete Hubler, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de São Miguel do Iguaçu, se solidarizando com a classe. “Quero parabenizá-los por esse ato. Sou professora municipal, e posso afirmar que a realidade da educação municipal, não é diferente da estadual. Enfrentamos também as mesmas dificuldades”, denunciando inclusive que os professores responsáveis dos CMEIS não recebem hora atividade, não podendo assim dar a devida complementação educacional que deveria ser feita. 

 

A convite do professor Ari, também deixei a minha mensagem em termos de reflexão sobre a importância de não esquecermos essa data. Com referência ao que aconteceu no dia 29 de abril de 2015, deixei claro que a culpa daquele massacre tem origens profundas.

 

Vários oradores, entre eles o professor Emerson, Diretor do CEBEJA de São Miuel do Iguaçu e a professora Dalmira da reserva Indígena Avá Guarani, se manifestaram ressaltando a importância de relembrar esse fato que marcou e manchou a biografia de grande parte dos políticos com assento na Assembleia Legislativa

 

O ato encerrou-se com o Hino Nacional. Não deixe de ver matéria especifica sobre essa exposição na próxima semana.  (J M T S)

Veja algumas fotos que marcaram essa data em São Miguel do Iguaçu, neste 29 de abril.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Comentários
Delci Elena Corbari Pereira
 
Delci Elena Corbari Pereira SOU PROFESSORA E SEI QUE A VERDADE É IMPORTANTE - ATÉ QUE NÃO SAISSE SANGUA PRA FOTO - NÃO ACABARIA - POIS ENSINAMOS QUE DEVEMOS RESPEITAR OS POLICIAIS QUE ESTÃO TRABALHANDO ....https://www.facebook.com/FernandoFrancischiniBR/videos/871519039618710/
 
 
375.543 visualizações
 
Fernando FrancischiniCurtir Página

VÍDEO COMPROVA: A POLÍCIA NÃO INICIOU O CONFRONTO NO DIA 29 DE ABRIL. Vejam ainda que foram insuflados pelo carro de som 10 segundos depois da sessão na ALEP começar. Um dos manifestantes ainda deu um depoimento dizendo que a APP Sindicato estava esperando REFORÇO DO MST no dia.

 
João da Silva
 
João da Silva Vídeo comprova que esse Governo é bandido e deveria ser punido e afastado das suas funções... Governo que manda descer o cacete em professores que estão reivindicando os seus Direitos e lutando por uma melhor Educação, não merece piedade e muito menos afagos por uma sociedade leniente e decadente...
 
Curtir · Responder · 1 · 21 h
Claudio Albano
 
Claudio Albano Ao ver os olhos dos pequenos percebo uma imensa vontade de serem educados. Por isso não creio em uma sociedade decadente, o que vejo é uma sociedade mal orientanda pelo sistema vigente.
 
Curtir · Responder · 2 · 19 h
Pedro Evandro Montini
 
Pedro Evandro Montini Alguém poderia me dizer quantos mortos houve nesse "massacre" ? Quantos amputados? Quantos ficaram em coma? Quantos ficaram internados na UTI?
 
Curtir · Responder · 9 h
Pedro Evandro Montini
 
Pedro Evandro Montini Desde o início eu já dizia que esse "massacre" foi uma armação midiática premeditada pelo PT e pelo sindicato da categoria apoiados por outras organizações dessa esquerda patética que foi escorraçada do Paraná nas eleições de 2014. Basta ver os resultados das urnas PSDB x PT para os cargos de presidente, senador e governador. Os esquerdistas precisavam dar uma resposta ao seu grande rival tucano e o resultado foi esse aí.
 
Curtir · Responder · 3 · 9 h
 
Celito Medeiros
 
Celito Medeiros Apenas verificando o preço de metro cúbico de pedra brita, esta notícia parece não ter realidade com os preços praticados. Impossível apenas a viagem de um caminhão vazio por tais preços. O que eu não entendi?
 
Curtir · Responder · 9 h · Editado
Darcy Costa Pinto
 
Darcy Costa Pinto e apenas preço da pedra. Frete por conta do comprador, nesse caso, o erário
 
Curtir · Responder · 8 h
Celito Medeiros
 
Celito Medeiros Ainda assim, diferente do conteúdo acima, o preço do metro cúbico ainda não me parece real , basta fazer uma média de pesquisa no google, é bem superior, só a brita.
 
Curtir · Responder · 8 h
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Bassani
Banner emprego
Banner Einstein
Banner violência se limite