banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Educadores defendem estado de greve nas escolas do Paraná
  Data/Hora: 20.jun.2016 - 15h 24 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Proposta será apresentada no encontro estadual, que será realizado em Curitiba, no dia 25 de junho

 

Em assembleia realizada neste sábado (18), os educadores de Foz do Iguaçu e região decidiram apresentar proposta para a categoria iniciar o estado de greve nas escolas do Paraná. A medida será deliberada na Assembleia Estadual, que acontece em Curitiba, no próximo dia 25 de junho, reunindo professores, pedagogos e funcionários de todos os municípios paranaenses.

 

O estado de greve é um movimento permanente dos trabalhadores, promovido nos locais de trabalho e em atividades públicas, para alertar o governo que a paralisação pode ser deflagrada a qualquer momento. A mobilização também contribui para ampliar o debate entre o conjunto de servidores e a comunidade escolar em relação à pauta da educação.

 

De acordo com o presidente da APP-Sindicato/Foz, Fabiano Severino, a decisão é resultado do processo de desmonte da carreira e da falta de investimentos do Governo do Paraná na escola pública. O dirigente sindical informa que a gestão estadual nega-se a debater a pauta da campanha salarial e retira direitos que comprometem as condições de ensino.

 

“O governador Beto Richa acabou com a carreira no serviço público com o decreto nº 4189/16, editado em maio, pois não vai haver avanço para os servidores e ao terminar o estágio probatório as pessoas não terão as suas promoções e progressões”, analisa Fabiano Severino. “A ascensão é prevista na legislação e não pode ser revogada por decreto. O governo afronta a lei e o judiciário permite”, enfatiza o presidente da APP-Sindicato/Foz.

 

Representando a direção estadual da APP-Sindicato na assembleia do Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu e região, Nádia Brixner apresentou relato da atual conjuntura. “Precisamos continuar mobilizados e definir qual é o melhor caminho para a luta contra a retirada de direitos e a precarização das condições de trabalho”, apontou a secretária de Funcionários da APP-Sindicato.

 

Mobilização

 

Durante a assembleia, os servidores refletiram sobre a ampliação das mobilizações conjuntas entre trabalhadores da iniciativa pública e privada para resistir aos projetos que retiram direitos. A reforma previdenciária, o ajuste fiscal, a flexibilização das leis trabalhistas e o PL 257 são as principais ameaças contra conquistas asseguradas ao longo de anos.

 

Para os educadores, a reforma previdenciária que será anunciada em breve elevará a idade mínima de aposentadoria de homens e mulheres para 65 anos e acabará com o benefício especial do magistério. “Além o risco de perder a aposentadoria especial, há a ameaça da previdência privada, que está entre as medidas previstas pelo Governo do Paraná”, revela Fabiano Severino.

 

“Precisamos intensificar a resistência, ampliando o debate nas escolas e entre a população, pois a conjuntura é de retirada de direitos”, ponderou Diego Valdez, secretário de Organização da APP-Sindicato/Foz. “Precisamos puxar a discussão e pensar em mobilizações e paralisações conjuntas entre trabalhadores dos setores público e privado”, complementou Valdez.

 

Força-tarefa da educação

 

No encontro, os educadores aprovaram a criação de uma força-tarefa para dialogar e debater a pauta da categoria com a comunidade escolar. Uma comissão formada pela direção do Núcleo Sindical, representantes de escolas e demais servidores interessados irão percorrer os estabelecimentos de ensino, com o objetivo de fortalecer a mobilização.

 

APP-Sindicato – Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu

(45) 3027-1893 | appfoz@foznet.com.br

(45) 9936-0154 - Fabiano Severino (Presidente)

(45) 9987-1717 - Mirian Takahashi (sec. Comunicação)

(45) 9918-2497 - Diego Valdez – (sec. Organização)

(45) 9938-8151 - Cátia Ronsani Castro (sec. Formação)

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner Einstein
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018