banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Protesto marca o início da greve dos educadores
  Data/Hora: 17.out.2016 - 18h 15 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Professores, pedagogos e agentes educacionais das escolas estaduais da região realizaram manifestação para deflagrar a greve da categoria, nesta segunda-feira, 17, em Foz do Iguaçu. A mobilizaçãoorganizada pela APP/Sindicato/Foz contou com a participação de servidores da Unioeste e da Unila. Os educadores protestaram em frente ao NRE (Núcleo Regional de Educação) e seguiram em passeata até a Praça do Mitre, onde foi instalado o acampamento da paralisação.

 

A greve por tempo indeterminado decorre da decisão do governador Beto Richa (PSDB) de suspender o reajuste salarial anual dos trabalhadores da educação, previsto para ser pago em janeiro de 2017, resultado do acordo entre a categoria e o governo para o fim da greve do ano passado. A data-base, que não é aumento de salário, é um direito assegurado a todas as categorias profissionais e visa restituir as perdas salariais causadas pela inflação.

 

De acordo com o presidente da APP-Sindicato/Foz, Fabiano Severino, a categoria reivindica a retirada pelo governo das emendas à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias)que afetam a data-base, a implementação e pagamento das promoções e progressões e a retirada da falta aplicada aos servidores referente ao dia 29 de abril. A pauta inclui a equiparação do salário dos funcionários ao salário mínimo regional e o reajuste do auxílio transporte dos agentes I e II.

 

“O governador Beto Richa (PSDB) nos conduziu à greve ao deixar de cumprir o acordo firmado com a categoria no ano passado.Além da falta da reposição salarial, o governo desmonta a carreira do magistério ao não pagar as progressões e promoções nos últimos dois anos”, enfatiza Fabiano Severino. “Também não podemos aceitar que em um estado rico como o Paraná, um agente educacional continue a receber menos que um salário mínimo regional”, conclui.

 

O presidente da APP-Sindicato/Foz esclarece, ainda, que o calendário escolar será debatido somente ao final da greve, entre o sindicato e o governo. “Eventual cancelamento do calendário escolar não altera em nada o quadro de greve dos trabalhadores e de ocupação das escolas pelos alunos. A suspensão do calendário é apenas mais uma medida autoritária do governador, mas sem efeito, que tenta transferir a responsabilidade do governo para os pais, alunos e educadores, diz Severino.

 

Medidas contra os trabalhadores e os estudantes

A secretária de Formação da APP-Sindicato/Foz, Cátia Castro, explica que além de reivindicar a pauta da categoria, a greve é uma forma de resistência às medidas estruturais propostas pelos governos. Castro cita a PEC 241, que prevê a redução de gastos para as áreas essenciais, o PL 257, que promoverá um verdadeiro desmonte do serviço público, a reforma da previdência, que dificultará o acesso dos trabalhadores à aposentadoria e a reformulação do ensino médio, que implicará em prejuízo a todo o sistema educacional.

 

“São medidas que afetam a vida de todas as pessoas, que serão revertidas apenas com a mobilização, com o povo nas ruas defendendo os seus direitos. Nossa luta será por tempo indeterminado”, expõe Cátia Castro. Para a dirigente sindical, o governo já vem demonstrando sinais de recuo diante do fortalecimento dos movimentos no Paraná. “Além de nossa categoria, as universidades estão em greve e várias áreas do serviço público também estão paralisando”, reflete.

 

Aulão da Greve

O “QG da Greve” instalado na Praça do Mitre terá funcionamento diário, no horário das 07h30 às 20h. O local irá concentrar as principais atividades dos educadores, incluindo atendimento à imprensa e à comunidade, além de atividades públicas abertas para a população. Nesta terça-feira, 18, às 08h30, o Comando de Greve promove o “Aulão da Greve’, diálogo sobre a medida provisória do ensino médio, aberto a estudantes, pais e mães de alunos.

 

APP-Sindicato – Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu

(45) 3027-1893 | appfoz@foznet.com.br

(45)9936-0154 - Fabiano Severino (Presidente)

(45) 9987-1717 - Mirian Takahashi (sec. Comunicação)

(45) 9918-2497 - Diego Valdez – (sec. Organização)

(45) 9938-8151 - Cátia Ronsani Castro (sec. Formação)

Visite-nos: www.appfoz.com.br

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Bassani
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner Mirante
Banner pedrão 2018