banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
29 anos de história: Três exposições são abertas no Ecomuseu de Itaipu
  Data/Hora: 31.out.2016 - 15h 2 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Visitação vai até março e é grátis para moradores de Foz e região

 

Fotos: Nilton Rolin.



Até março, moradores e turistas de Foz do Iguaçu estão convidados a visitar três novas exposições no Ecomuseu de  Itaipu. As mostras marcam o aniversário de 29 anos do espaço. Feito à mão, de Marcos Pagani; A arte do xadrez, de Alaércio Santini; e A floresta através dos sentidos, coordenado por Giovana Secretti Vendruscolo, foram abertas nesta sexta-feira, 28, à noite. A entrada é grátis para quem mora na região. O horário de visitação é das 8h às 16h30, de terça-feira a domingo.

 

Participaram da solenidade de abertura o diretor de Coordenação de Itaipu, Nelton Friedrich, o superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla, os responsáveis e autores das exposições e convidados. As mostras têm características diversas. Duas delas apresentam objetos esculpidos à mão pelos artistas, cada um com sua peculiaridade, e a terceira interage com o público por meio da percepção sensorial.

 

Na abertura, Pagnani disse que é uma honra trazer esse sendo estético para o Ecomuseu. “A mostra ficou maravilhosa. Fiquei muito emocionado de transportar de casa para aqui esse trabalho. Nunca me imaginei escultor, artista no início da minha carreira nesse ramo. E ver esse projeto aqui, é uma grande satisfação”.

 

Alaércio falou que ver sua arte reunida numa exposição é um sonho. “Vejo xadrez em tudo. É um verdadeiro caso de amor. Quando aprendi a jogar, pensei logo em fazer desse romance arte.  Agradeço a oportunidade e espero que o público goste do resultado”.


 
Giovana disse que o projeto trazido para o Ecomuseu parte da pesquisa, daquilo que acredita e gosta de fazer. É um trabalho coletivo. “Aprendemos e fizemos muitas descobertas nesse processo, o que prevaleceu foi a parceria”. No final da solenidade, Friedrich fez um reconhecimento à importância do Ecomuseu, ao trabalho de memória, ao exercício de reflexão da civilização. "Experiência nova do ressignificado da vida, dos sentimentos,  do encontro do homem com a natureza".

 

Dentro da floresta
Por meio de fotografias, os visitantes conhecem a Floresta Estacional Semidecidual, vegetação da Mata Atlântica.


O trabalho é resultado do projeto de extensão “Educação em museus: conhecer para conservar a Floresta Estacional”, coordenado pela professora Giovana Secretti Vendruscolo, docente do curso de Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

 

A iniciativa reúne ainda as empregadas da Itaipu Veridiana Costa Pereira, da Divisão de Áreas Protegidas, e Liziane Kadine Antunes de Moraes Pires, da Divisão de Ação Ambiental.


 
Xeque-mate
 Arte do xadrez mostra a originalidade e habilidade do artista autodidata Alaércio Santini na criação de peças do jogo de tabuleiro. De forma singular, ele usa materiais como madeira e até canos de PVC reaproveitados para moldar reis, damas, bispos, torres, cavalos, peões.

 

Na ponta dos dedos
 
Em Feito à mão, o artista plástico Marcos Pagani reúne 20 peças, entre esculturas, cerâmicas e pinturas. A proposta é enfatizar o valor dos trabalhos manuais, especialmente àqueles relacionados às diferentes técnicas de escultura e da pintura.


O artista já realizou diversas exposições na Inglaterra, França, Suíça e Noruega. Nestes países, trabalhou como assistente de outros artistas ou manteve atelier próprio na produção de esculturas e pinturas.

 
 
Serviço
 
Exposições: Feito à mão, de Marcos Pagani; A arte do xadrez, de Alaércio Santini; A floresta através dos sentidos.


Local: Ecomuseu de Itaipu
Endereço: Av. Tancredo Neves, 6001 – Foz do Iguaçu –PR.
Visitação: 28 de outubro de 2016 a março de 2017, de terça-feira a domingo.
Horário: 8h às 16h30


Ingresso: O acesso é feito diretamente no Ecomuseu (não é necessário ir ao CRV). Moradores de Foz do Iguaçu não pagam a entrada, mediante comprovação de residência. Para os demais, o ingresso custa R$ 12. Crianças de 0 a 6 têm gratuidade. Moradores dos municípios lindeiros e crianças de 7 a 12 têm 50% de desconto.
 
Informações sobre visitas: 0800 645-4645.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner Exposição
Banner Mirante