banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
UNILA tem três novos mestrados aprovados pela Capes
  Data/Hora: 4.nov.2016 - 10h 58 - Categoria: ATLETISMO  
 
 
clique para ampliar

Da assessoria - A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou três novas propostas de mestrado da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA): Engenharia Civil, Biodiversidade Neotropical e Biociências. Com a aprovação, a UNILA passa a contar com oito programas de pós-graduação stricto sensu. A relação das propostas aprovadas pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior foi divulgada no final de outubro.


Biociências


O mestrado de Biociências tem o objetivo de formar profissionais capazes de atuar na docência, na indústria, na pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, na pesquisa científica e em agências reguladoras das áreas da saúde/biológica em nível nacional e internacional.


A proposta aprovada pela Capes prevê o apoio do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Hospital Municipal Padre Germano Lauck e da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (9ª Regional de Saúde) no desenvolvimento do curso.


 

O coordenador da proposta, professor Francisney Nascimento, destaca no documento que o curso “é um anseio de uma grande região que envolve o oeste, sudoeste, centro e noroeste paranaense, além do leste paraguaio e do nordeste da Argentina”, que possui um grande número de instituições de ensino superior com cursos nas áreas de saúde e ciências biológicas. O mestrado será o primeiro na área, nesta região.


O curso está estruturado em duas áreas de concentração, com três linhas de pesquisa cada uma: Compostos Bioativos (Fisiopatologia da Dor e dos Distúrbios do Sistema Nervoso Central; Prospecção de Compostos Biologicamente Ativos; e Práticas em Saúde Baseada em Evidências) e Saúde e Mecanismos Biológicos (Biotecnologia Molecular e Celular de Procariotos e Eucariotos; Genética, Mutações e Terapias Gênicas; e Mecanismos de Fisiologia e do Desenvolvimento).


Engenharia Civil


O mestrado em Engenharia tem como meta formar técnicos altamente qualificados e cientistas na área das Ciências de Engenharia, para atender às necessidades em infraestrutura e em recursos minerais e energéticos, que são fundamentais para estruturar o desenvolvimento socioeconômico. A proposta, coordenada pelo professor Herlander Lima, estabelece duas áreas prioritárias, relacionadas à construção sustentável e à gestão e aproveitamento de resíduos.


Este será o primeiro mestrado na área de Engenharia Civil da região da Fronteira Trinacional, e a expectativa é que a UNILA se torne referência na formação de mestres na América Latina.


O mestrado está estruturado na área de concentração “Construção” com três linhas de pesquisa: Estruturas de Concreto; Gestão e Aproveitamento de Resíduos; e Materiais e Desempenho das Construções. Essa área está direcionada para o estudo do comportamento de materiais de construção e de estruturas de concreto, envolvendo análise experimental, estudos de campo e simulação numérica de estruturas e, também, o estudo e desenvolvimento de materiais aplicados à construção civil a partir da abordagem de desempenho.


Biodiversidade Neotropical


O mestrado em Biodiversidade busca a formação de pesquisadores e docentes para o ensino superior na área de biodiversidade, com uma visão abrangente, crítica e atualizada, e com capacidade de investigação de suas relações ecológicas e história evolutiva, além da avaliação das bases para sua conservação.


O curso ganha relevância com o fato de que a América Latina apresenta a maior parcela da diversidade de espécies conhecidas no mundo, incluindo cinco dos países mais biodiversos do mundo. Além disso, a região da fronteira conta com os dois parques do Iguaçu (Brasil e Argentina), que constituem a maior área preservada e contínua de Floresta Atlântica de planalto.


No documento enviado à Capes, os coordenadores da proposta, Fernando Zanella e Michel Garey, lembram que, apesar da importância do Parque Nacional do Iguaçu (PNI) para o “conhecimento e conservação da Floresta Atlântica, em relação ao número de pesquisas realizadas sobre a sua biodiversidade, por exemplo, nos últimos dez anos, foram encontrados apenas oito artigos, duas notas, seis dissertações e uma tese”.


Com o mestrado, busca-se, também, conhecer a diversidade de espécies existentes na região e estabelecer uma base permanente de pesquisa dentro do Parque – parceria que ainda está em negociação com a direção do PNI.


O programa está centrado em uma área de concentração “Biodiversidade Neotropical” e em duas linhas de pesquisa: Ecologia e Sistemática e Evolução.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Mirante
Bassani