banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Espetáculo: “O Príncipe e o Mundo
  Data/Hora: 3.dez.2016 - 7h 29 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Texto: João Maria Teixeira da Silva

Fotos: Delci Catarina Roos da Silva

 

O Espetáculo “O Príncipe e o Mundo”, apresentado no último dia 30 de novembro no CPC Arandurá de Medianeira, cuja direção é da professora Chirle da Silva, conta com a participação especial do Grupo Teatral Téspis e o apoio da Prefeitura Municipal de Medianeira, através da Secretária de Cultura Maria Elena Barp.

 

É um espetáculo, cuja encenação deveria ser replicada em todos os bairros. Uma obra de arte que reforça os laços de afetividade, sociabilidade, respeito e cidadania, servindo de exemplo para os demais, tendo em vista que os atores principais são filhos e filhas, membros da própria comunidade.

 

Espetáculos assim, encenados por jovens que estão começando a despertar para a vida são momentos de evolução mental/espiritual onde eles podem sentir e viver,  compartilhar e transmitir o seu próprio desenvolvimento artístico/cultural.

 

Como nos afirmava o escritor e um dos grandes líderes espirituais da humanidade, Pietro Ubaldi, “o progresso da arte reside em manifestar, com evidência cada vez mais límpida e com maior profundidade, a beleza do pensamento substancial de harmonização, isto é, a expressão, na forma intuitiva do belo, da evolução de todas as coisas que observamos”.

 

Com muita simplicidade, música, dança, interpretação e criatividade, o espetáculo demonstra as sutilezas do dia a dia, o espetáculo da vida real, o retrato da indiferença com os seus atores nada convencionais.

 

Com uma boa dose de ingenuidade, a “Menina Cientista”, interpretada por Camila, por exemplo, que no espetáculo apresenta a máquina fotográfica que ela mesmo criou e que fotografa a alma das pessoas, demonstra o quanto somos preconceituosos, o quanto somos feios por dentro quando fazemos uma leitura das nossas emoções e dos nossos pensamentos.

 

Enfim, esse é um Espetáculo que não deve ficar relegado a uma ou outra apresentação – seria importantíssimo que a Secretaria de Cultura e Esportes conseguisse reprisar as suas apresentações numa agenda que possibilitasse mais e mais jovens assistir, participar e, na medida do possível interagir com a própria obra.

 

Ao demonstrar ao vivo e a cores de que o preconceito é um sentimento hostil, assumido em conseqüência da generalização apressada de uma experiência pessoal imposta pelo meio, o próprio preconceito é desmistificado, demonstrando na sequencia que a riqueza é um estado de espírito, uma postura interior que inclui uma maneira próspera de pensar e agir.

 

No meu ponto de vista, o bom deste Espetáculo é que, ao mesmo tempo em que ele procura demonstrar que a “Educação é a Palavra Chave”, ele o faz com alegria, com entusiasmo e com essa energia própria da nossa juventude.

 

O diálogo entre o Príncipe e a Menina, interpretado pela jovem Camila, é pontual – “...havia um senhor, muito sábio que dizia: “A Educação é a palavra-chave”. E a menina adormece repetindo as palavra do Pai... Educação é a palavra-chave, palavra chave...

 

São vários os diálogos durante o espetáculo, em que o público se sente interagindo, como parte integrante do espetáculo. E como nos ensina o próprio autor do livro o Pequeno Príncipe, cuja obra é a alma e a inspiração deste Espetáculo, “só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”.

 

Diz o Príncipe: “A solução está aqui (aponta para o livro), aqui (aponta para o coração da rosa), aqui (aponta para o coração da menina). E mostra para a menina que a saída para tudo está no seu quarto, nos livros que o cercam está o conhecimento que o ser humano precisa para se livrar da ignorância, que cria o preconceito e faz do mundo atual o que estamos vendo e vivendo ao vivo e a cores...”. Um belo Espetáculo!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Bassani
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante