banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Complexo Turístico Itaipu completa um ano de prêmio concedido pela Organização Mundial de Turismo (OMT)
  Data/Hora: 31.jan.2017 - 15h 30 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

O Complexo Turístico Itaipu (CTI) comemora o aniversário de um ano de recebimento do prêmio mais importante do mundo no setor de turismo: em janeiro do ano passado, os atrativos da Itaipu Binacional receberam da Organização Mundial do Turismo (OMT) o Prêmio de Excelência e Inovação do Turismo, na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação.

 

Desde então, o CTI tem apostado em ações para garantir a continuidade e divulgar o modelo sustentável de turismo, e ainda impulsionar as atividades do setor no Destino Iguaçu. Em dezembro, por exemplo, foi lançada a promoção “Itaipu em Dose Dupla”, que concede um desconto de quase 40% no combo dos atrativos Visita Panorâmica e Passeio de Kattamaram. A oferta fica disponível até o dia 28 de fevereiro.

 

A gerente do CTI, Jurema Fernandes, comentou que a satisfação com o prêmio concedido pela OMT veio tanto no sentido do reconhecimento internacional, quanto em saber que as atividades do complexo estavam de fato atendendo ao propósito de promover o desenvolvimento da região. Segundo ela, a intenção do CTI é divulgar amplamente o modelo de turismo sustentável. “Muitos visitantes vêm aqui e não sabem que o valor dos ingressos deles contribui para o desenvolvimento da região. Então, ao longo de 2016 e daqui para frente quisemos e queremos deixar cada vez mais claro para onde é destinado todo o recurso arrecadado”, disse.

 

Recomendado pelo então ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e pelo presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, o CTI disputou a categoria do Prêmio de Excelência e Inovação do Turismo com dois atrativos, da Croácia e da Coreia do Sul. O modelo de operação do Complexo, voltado ao desenvolvimento regional, foi um dos diferenciais dos atrativos da hidrelétrica. Para justificar a indicação à OMT, Alves comentou que “o gerenciamento e a operação do Complexo Turístico Itaipu mostram como atrativos turísticos podem transformar o território no qual ele está inserido”.

 

Modelo de Sustentabilidade

 

A administração do CTI é feita pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) desde 2007, em um modelo de turismo sustentável. O dinheiro obtido com a venda dos ingressos das oito atrações ofertadas – Visita Panorâmica, Circuito Especial, Refúgio Biológico, Polo Astronômico, Ecomuseu, Kattamaram, Passeio com Veículo Elétrico e Iluminação da Barragem – paga toda a operação. Isso inclui custos como renovação da frota e combustível, e ainda gera 140 empregos diretos e 150 indiretos, garantindo que os recursos permaneçam no território.

 

Além disso, parte dos recursos obtidos no CTI é destinada ao Fundo Tecnológico, que mantém projetos e programas voltados para a ciência, tecnologia, cultura, educação, turismo e empreendedorismo. Desde que a Fundação assumiu a administração do complexo mais de R$ 20 milhões foram destinados ao Fundo. Com isso, no PTI são desenvolvidas ações que têm como foco o desenvolvimento territorial sustentável. Entre elas, projetos voltados à mobilidade, armazenamento de energia, energias renováveis; e à formação de competências e qualificação técnica, por meio de iniciativas educacionais formais e não-formais.

 

Outra destinação do dinheiro dos ingressos é o Fundo Iguaçu, que promove e divulga o turismo da região, para manter o Destino Iguaçu em alta. “O PTI, por meio do Complexo Turístico, é um dos principais contribuintes do Fundo Iguaçu, que atua na promoção  dos atrativos locais, permitindo que ações estratégicas sejam realizadas em favor do crescimento do turismo de Foz. Ainda, apoiando a gestão integrada do turismo na região, a Itaipu também é responsável pelo fortalecimento do setor, alavancando o crescimento da demanda ano após ano, gerando emprego e renda para a cidade”, afirmou Felipe González, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (Comtur).

 

 


 

Foz do Iguaçu, 31 de janeiro de 2017

 

 

 

Fundação Parque Tecnológico Itaipu

www.pti.org.br | www.facebook.com/ptibrasil | www.twitter.com/pti_brasil | www.instagram.com/ptibrasil

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner Exposição
Banner Mirante