banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
FRANKENSTEIN presente na reforma da Previdência
  Data/Hora: 20.fev.2017 - 15h 37 - Categoria: Brasil  
 
 
clique para ampliar

Por Paulo César Regis de Souza (*)

 

Lemos o documento elaborado e apresentado pelo Sr Marcelo Caetano, economista do IPEA, Secretário de Previdência do Ministério da Fazenda.

 

Não tem o título de Secretário de Previdência Social. Ainda bem, mesmo porque Previdência Social não tem espaço no governo interino.

 

O documento do Sr. Marcelo Caetano tem tudo a ver com o programa de um governo interino, perdido, impopular, mergulhado no caos.

 

Sempre escrevemos que o Brasil precisava de uma reforma da previdência social, que fosse inicialmente focada no financiamento. 

 

O sr, Marcelo Caetano traiu a Previdência Social e o IPEA ao fazer o jogo sujo que estão levando a falência a Previdência Social dos trabalhadores e dos servidores.

 

Sabe ele que o problema não está no Regime Geral de Previdência Social –RGPS e que o regime de repartição simples tem vida longa. Sabe ele que o problema maior está no financiamento, especialmente dos rurais. Sabe ele que o rombo dos Regimes Próprios não tem solução, seja de civis e de militares.

 

Os aposentados e pensionistas, trabalhadores, servidores públicos, especialistas em Previdência, professores, estão atônitos e chocados com o que foi por ele apresentado.
 

Se era para fazer uma reforma geral, deveria ser igual para todos. Onde ficaram os militares da União e dos Estados? Onde ficaram o Judiciário da União e dos Estados? Onde ficaram o legislativo da União, dos Estados e Municípios? Onde ficaram os rurais que contribuem com apenas 3% das suas despesas?
 

O Sr Marcelo Caetano, do alto de sua sabedoria e de sua autosuficência, renegou a cultura previdenciária do IPEA e aderiu ao fiscalismo de plantão.
 

Na sua proposta de reforma, o  Sr Marcelo Caetano se esqueceu da cobrança dos grandes devedores da Previdência, na dívida administrativa e ativa, se esqueceu da sonegação de 30% das receitas, se esqueceu que seus arcanjos da Receita Federal não fiscalizam os sonegadores do INSS e beneficiam os caloteiros com os REFIS, se esqueceu das renuncias e das desonerações, se esqueceu dos novos “funrurais” (benefícios instituídos com tratamento diferenciado , simplificado, favorecido e  subsidiado) que vão explodir dentro de 20/30 anos, se esqueceu que o que o aposentado já era  roubado pelo fator previdenciário, se esqueceu que a Previdência Urbana é superavitária, se esqueceu que o servidor público paga 11% sobre o total do salário, se esqueceu que o servidores e os trabalhadores privados aposentados contribuem para nada,

 

Esqueceu o Sr Marcelo de ouvir a sociedade, as entidades de classe,
 

Esqueceu o Sr Marcelo de ouvir quem entende de Previdência, ou seja, os servidores do INSS, pois sempre afirmo Previdência não se aprende em bancos escolares, se aprende nos balcões do INSS.
 

Esqueceu o Sr Marcelo de ouvir os dirigentes do INSS, que se ele não sabe, é quem concede e paga os benefícios da Previdência.
 

No curso de economia do Sr Marcelo não teve a cadeira de Previdência Social, pode constar um MBA de Previdência o que é muito pouco.
 

Pelo que li no documento do Sr. Marcelo para se aposentar além dos documentos necessários, carteira profissional, CPF, identidade, será necessário levar também o atestado de óbito.
 

O projeto de reforma da Previdência, tido como panaceia para todos os males do país, nasceu desfigurada e desfocada, por incompetência e má fé, dos que abertamente fraudam a Previdência Social no país,  

 

Não vai resolver nada.

O sr. Marcelo conseguiu agregar valor à incerteza e ao desespero dos aposentados e pensionistas, servidores civis e trabalhadores privados que sempre tiveram a Previdência como um sonho e esperança de vida.

 

Portanto Sr. Marcelo, não vamos transformar sua reforma em um Frankenstein . Ela já é um monstro.  Felizmente acreditamos que o Congresso não deixará sua quimera nascer.

 

(*) Paulo Cesar Regis de Souza é Vice-Presidente Executivo da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social-ANASPS

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner violência se limite
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner emprego