banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Fundação PTI presta homenagem a Luis Scasso, ex-diretor da Organização de Estados Ibero-Americanos
  Data/Hora: 21.fev.2017 - 17h 6 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Luis María Scasso, ex-diretor da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), recebeu, na manhã de ontem (20), uma homenagem da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI) pela contribuição prestada à instituição nas relações internacionais com países membros da organização.

 

Em 2011, a Fundação PTI firmou um Termo de Cooperação com a OEI, para o desenvolvimento conjunto de ações, programas e projetos de interesses comuns. “Luis foi quem articulou o convênio e, permanentemente, traz pessoas de diversos países para conhecer o PTI. Essa rede gerou diversas conexões e nos permitiu apresentar a proposta deste parque tecnológico para pessoas, instituições e universidades de muitos países”, destacou o Diretor Superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo.

 

 

Luis agradeceu a homenagem enfatizando o conceito de cooperação internacional. “Neste mundo complexo, em que os países estão expostos às tensões causadas pela globalização, o conceito de cooperação internacional incorpora o componente 'solidariedade'. Enormes desigualdades existem e a cooperação internacional deve ser compreendida com a certeza de que os problemas globais e locais só podem ser resolvidos coletivamente”, afirmou.

 

Luis também destacou a importância da missão do Parque como ambiente de integração e cooperação. “Aqui na Itaipu aprendi que 'desenvolvimento' é um forte compromisso para melhorar as condições de vida e aumentar as oportunidade paras sd pessoas, se não for assim, é apenas uma palavra agradável de se pronunciar. O compromisso do PTI com o desenvolvimento territorial define uma agenda atual e real, que afeta as populações. A cooperação internacional para o desenvolvimento é trabalhar junto, organizações e países, para melhorar a qualidade de vida e aumentar as oportunidades para os nossos povos. Esse tem sido o nosso compromisso e este é o meu compromisso”, finalizou.

 

Recentemente, Luis intermediou o contato do PTI com técnicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina, que contribuíram com a formatação de uma antena tecnológica territorial, que atuará no oeste do Paraná. Luis também apresentou as experiências do PTI ao Secretário de Desenvolvimento e Investimento de Tierra del Fuego, que nesta semana esteve no Parque e falou de possível parceria.

 

 

 

 

 

 

Secretário de Tierra Del Fuego sinaliza convênio de cooperação com PTI

 

Depois de passar um dia no PTI, onde conheceu as instalações e os projetos desenvolvidos, o secretário de Investimento e Desenvolvimento de Tierra Del Fuego, Leonardo Zara, afirmou estar contente com o que viu e ressaltou a necessidade de que mais países se comprometam com essas iniciativas. A província da Argentina quer transformar o parque industrial que possuem em um parque científico e tecnológico e, para isso, estão conhecendo o modelo do PTI.

 

A intenção é que seja feito um convênio de cooperação para a troca de conhecimento e o intercâmbio de estudantes, professores e técnicos entre o Parque e Tierra Del Fuego e, após a visita realizada nessa segunda-feira (20), uma agenda em comum deve ser estabelecida, envolvendo atividades como as de educação, pesquisa e turismo.

 

Zara explicou que o Parque Industrial da província funciona aos moldes da Zona Franca de Manaus, e lá são produzidos produtos como celulares, televisores e notebooks. A província tem duas universidades importantes: Universidad Tecnologia Nacional (UTN) e Universidad Nacional de Tierra del Fuego (UNTDF), e tem o objetivo de promover o conhecimento especializado (know how) desses estudantes com a transformação do parque industrial em um Parque Científico e Tecnológico.

 

Zara admirou a diversidade de culturas que convivem no PTI. “Cruzamos com gente de Nicarágua, Cuba, do Peru, da Argentina. Tive a boa impressão de que podemos trabalhar em conjunto com um projeto similar na Argentina”, disse. “Temos explorado outras alianças estratégicas, mas o mais avançado que temos é este trabalho que estamos avançando com o PTI. Sei que seguramente vai funcionar”, declarou Zara. “Assim como o PTI tem uma grande presença na região de Foz do Iguaçu, nós queremos um parque tecnológico que esteja intimamente relacionado às necessidades que têm a população de Tierra Del Fuego”.

 

Foz do Iguaçu, 21 de fevereiro de 2017

 

 

Fundação Parque Tecnológico Itaipu

pti.org.br | facebook.com/ptibrasil | twitter.com/pti_brasil | instagram.com/ptibrasil

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Bassani
Banner Einstein
Banner emprego
Banner Mirante