banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Morre Helmut Kohl, ex-chanceler alemão que inaugurou o Bosque do Visitante de Itaipu, em 1991
  Data/Hora: 17.jun.2017 - 8h 57 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Na época, o alemão plantou um ipê-roxo e declarou: 

"Itaipu é um exemplo fantástico de uma obra pacífica construtiva".

 

 

Da assessoria - Fotos: Itaipu Binacional - Morreu nesta sexta-feira (16), em Ludwigshafen, na Alemanha, o ex-chanceler Helmut Kohl, responsável pelo processo de unificação das duas Alemanhas. Kohl tem uma relação próxima com Itaipu: em 23 de outubro de 1991, com o plantio de uma muda de ipê-roxo, o chanceler inaugurou o Bosque do Visitante, espaço que reúne, hoje, 532 árvores plantadas por autoridades do mundo todo.

 

Kohl tinha vindo ao Brasil para participar da Conferência Rio-2002, no Rio de Janeiro, evento das Nações Unidas que reuniu autoridades do mundo todo para debater sobre os problemas ambientais. Em virtude do evento, a área de Relações Públicas de Itaipu recebeu, na época, vários pedidos de visitas ilustres. Surgiu, assim, a ideia de criar um bosque para marcar as passagens de cada autoridade pela empresa.

 

 

Na ocasião, o então chanceler visitou a usina e comentou: "Itaipu é um exemplo fantástico de uma obra pacífica construtiva". Ele ficou admirado com a tecnologia desenvolvida para construção da usina. Também chamou a atenção de Kohl o fato de ter plantado um ipê-roxo, árvore nativa da região: "Meu pai tinha como tradição em minha família, plantar uma árvore cada vez que nascesse um filho. Ele plantou três árvores. Um dos meus irmãos tombou na guerra, mas a árvore que meu pai plantou continua dando frutos", afirmou.

 

 

A árvore de Helmut Kohl também continua forte a cada florada no Bosque dos Visitantes.

Um cara grande

O plantio inaugural se perde em quase 26 anos no passado, mas quem estava presente neste dia consegue lembrar bem um detalhe: a altura do visitante ilustre. “Eu estava segurando a toalha para ele enxugar a mão, lembro que ele tinha um pezão e a pegada ficou marcada bem fundo na terra”, conta o assistente de relações públicas, Wellington Santos da Silva, que entrou na Itaipu em 1986, como Mão de Obra Contratada.

 

Não é de graça que o fotógrafo Adenésio Zanella, terceirizado da empresa desde 1989, recorda-se do mesmo detalhe. “Ele era muito alto e tinha uma assistente baixinha. Ele tinha que se dobrar para falar com ela. Acho que o número do sapato era 44 ou 46. Era bem grande”, conta. De acordo com Zanella e Wellington, a muda de ipê aguentou bem a pisada. Hoje, ela é uma das maiores do Bosque dos Visitantes e continua colorida a cada florada.

 

União das Alemanhas

Helmut Kohl faleceu aos 87 anos. Ele vivia em cadeira de rodas desde 2008, quando, após uma queda, sofreu problemas de fala e locomoção. Em 2012, foi submetido a uma operação cardíaca. Desde 2002 fora da política, o alemão ainda detém o recorde como chancelar no pós-guerra com mais mandatos consecutivos: quatro, entre 1982 e 1998.

 

Considerado um dos grandes arquitetos da União Europeia, Kohl se destacou na política nacional em 1976, como chefe da oposição. Ele chegou à chancelaria em 1982, após ganhar uma moção de censura contra o então chefe do Executivo alemão, o social-democrata Helmut Schmidt. Um ano depois, foi ratificado pelas urnas no posto de chanceler e se manteve no cargo até 1998, quando foi derrotado pelo social-democrata Gerhard Schröder.

 

Bosque do Visitante

Após a primeira árvore de Kohl, várias outras foram plantadas para formar o Bosque do Visitante. São chefes de estado, políticos, artistas e personalidades das mais variadas áreas, do Brasil e do exterior, todos homenageadas com uma árvore com seu nome na margem esquerda da binacional. Atualmente, o bosque tem 532 árvores.

 

Para manter o bosque sempre vistoso, o pessoal da Divisão de Área Protegidas da Itaipu tem um trabalho duro e diário. As árvores são cuidadas com o mesmo carinho com que são plantadas. Um processo de manutenção minucioso é feito várias vezes por ano, por técnicos especializados: além da irrigação, a grama é aparada e são retirados galhos doentes e plantas daninhas.

 

Quando o bosque foi criado, foi necessário preparar o terreno. Uma camada espessa de terra foi colocada por cima da rocha de basalto. Há também uma seleção de quais espécies são plantadas, com o critério de serem nativas e que se adaptem bem ao clima da região e à condição dos bosques, ou seja, sem competir em espaço com as outras dentro do solo.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Einstein
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Bassani
Banner pedrão 2018